"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19644

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Antropologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Izabella Rodrigues Alves
Orientador MARCELO JOSE OLIVEIRA
Título Comunidade Quilombola Mumbuca: Nossa Senhora do Rosário, memória social e patrimônio cultural no Vale do Jequitinhonha
Resumo Introdução:
Diante da sua grande diversidade étnica, o Brasil tem sido pauta de estudos em diferentes áreas, em especial no que tange ao projeto político e social de desenvolvimento do Estado como nação integradora de diferentes formas culturais na organização social. Nesse sentido, as comunidades quilombolas abarcam uma complexa e ancestral formação cultural no país, dada suas origens. Dada a importância e o significado dessas tradições, o trabalho em questão visa dar continuidade à pesquisa que foi produzida anteriormente, intitulada “Comunidade Quilombola Mumbuca: memória social, territorialidade e reafirmação identitária coletiva no Vale do Jequitinhonha”, a fim de que o escopo de ação seja efetivamente ampliado na comunidade, abarcando assim outras perspectivas.
Objetivos:
Catalogar o acervo de bens culturais materiais e imateriais em torno da organização e realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário; Divulgar a diversidade das manifestações da cultura material e imaterial existente no Vale do Jequitinhonha (MG), salientando sua relevância para a cultura brasileira e utilizar os dados coletados em ações educacionais.
Metodologia:
A metodologia é a qualitativa, empregada em Antropologia Social para interpretar contextos de representação cultural. Utilizamos o método qualitativo de observação e participação, contato direto e pessoal com os interlocutores de campo, com roteiro aberto de entrevista direcionado ao registro de bens culturais relevantes, com prioridade de abordagem etnográfica.
Resultados e discussão:
Sobre a cultura imaterial, o material coletado em campo foi detalhado, descritivo e interpretado, tendo como parâmetro sua pertinência histórica vinculada à tradição em torno da Festa de Nossa Senhora do Rosário, classificando-os conforme as categorias acima mencionadas. Os bens culturais material também foram registrados em fotos e vídeos. Os dados registrados passaram por uma decupagem e depois, foram devidamente editados, dando corpo a um material escrito e audiovisual.
CONCLUSÕES:
Dado o baixo número de trabalhos acadêmicos produzidos na comunidade, no que diz respeito a aspectos culturais, o projeto conseguiu apresentar o registro de parte do patrimônio cultural do quilombo de Mumbuca, além de contribuir para o acervo da comunidade.
BIBLIOGRAFIA:
LIMA, Deborah (et. al.). Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sociocultural. O quilombo de Mumbuca, Baixo Jequitinhonha, Minas Gerais. Núcleo de estudos de comunidades quilombolas e tradicionais – NUQ/UFMG. Belo Horizonte, 2007.

VILELA, Rodrigo de Oliveira. Quilombos Contemporâneos e a proteção da Biodiversidade: O caso da Reserva biológica da Mata Escura e da Comunidade Mumbuca. Vale do Jequitinhonha/MG. UnB-PÓS/GEA 2013.
Palavras-chave Patrimônio cultural, vale do Jequitinhonha, Mumbuca.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.