"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19642

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Emily Lopes Almeida
Orientador GLAUCIA BRAGA E SILVA
Outros membros Gabriela Torres Reis, Karol Guimarães Souza de Miranda, MARIA AMELIA LOPES SILVA, THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA, Vitória Coelho Souza
Título Empreendedoras em tecnologia: representatividade e empoderamento feminino em Minas Gerais
Resumo Entre os profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação, apenas cerca de 20% são mulheres. A fim de que em um futuro próximo esse cenário seja diferente e a desigualdade de gênero nessa área seja reduzida, são necessárias ações nos cursos técnicos e de graduação, que visem aumentar a motivação e a permanência de mulheres nos cursos e, consequentemente, no mercado de trabalho na área de TI, inclusive em posições de gerência. Nesse contexto, o presente projeto faz parte das ações do subgrupo HighSchoolMinas do programa de extensão MinasCoders e objetiva fomentar a participação de meninas dos ensinos fundamental, médio e técnico de Florestal e região em competições de empreendedorismo e tecnologia. Dentre as competições-alvo, destacam-se a Technovation Girls (TG), a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a Change The Game. Essas participações almejam aumentar a representatividade de meninas mineiras nessas competições e empoderá-las nas áreas de empreendedorismo e tecnologia, visando potencializar a participação feminina nessas áreas e reduzir as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. No ano de 2023, o presente projeto terá como foco a competição da TG, que incentiva o empreendedorismo e a tecnologia ao público de meninas com idade entre 8 e 18 anos, por meio da resolução de problemas da comunidade pela elaboração de um aplicativo móvel. As principais ações que serão realizadas dentro do projeto incluem recrutamento de meninas dos ensinos fundamental e médio/técnico; apoio para formação e inscrições das equipes; realização de treinamentos semanais seguindo um cronograma com conteúdo e práticas definidas, conforme as orientações contidas nos sites das competições; e divulgação das atividades do projeto nas mídias sociais, tendo em vista dar visibilidade aos resultados atingidos após as competições. Com a execução dessas ações, espera-se atingir os seguintes resultados no ano de 2023: criação de dois grupos de treinamento, sendo um para meninas do ensino médio e outro para meninas do ensino fundamental; elaboração de um cronograma e produção de conteúdos para serem utilizados com os três anos do ensino médio durante o projeto; treinamento semanal para a competição da TG com meninas de 8 a 18 anos recrutadas; e a obtenção de feedback das participantes, a fim de melhorar os planejamentos futuros. Além disso, acredita-se que a participação das meninas, desde o ensino fundamental, nessas competições possa despertar o interesse em seguir carreira na área de tecnologia, aumentando o ingresso de mulheres nos cursos técnicos e superiores relacionados à tecnologia. Por fim, ao participarem deste projeto as alunas também terão a oportunidade de experimentar, na prática, o trabalho em equipe, o espírito competitivo, a criatividade e as habilidades de construção de aplicativos voltados à solução de problemas diversos.
Palavras-chave competições de empreendedorismo e tecnologia, mulheres na área de TI, desigualdade de gênero
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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