Resumo |
As lajes mistas de aço e concreto têm recebido atenção considerável da indústria da construção civil. Isso se deve às suas vantagens técnicas e construtivas, como o melhor aproveitamento das resistências mecânicas dos materiais, maior velocidade de execução, estruturas mais leves e com menor produção de resíduos quando comparadas as estruturas convencionais de concreto. As lajes mistas são formadas pela associação de uma laje de concreto moldada in loco e uma fôrma de aço formada a frio, além de uma malha de aço que inibe os efeitos de fluência e retração no concreto, e conectores de cisalhamento, responsáveis pela conexão da laje mista a viga de aço. Esse elemento estrutural possui três modos de falha (falha à flexão, falha ao cisalhamento vertical e falha ao cisalhamento longitudinal), e, dentre eles, a falha ao cisalhamento longitudinal é o modo de falha mais comum. A falha ao cisalhamento longitudinal é governada pelos mecanismos presentes na interface aço-concreto e é influenciada por parâmetros como a forma e geometria das mossas, geometria e espessura da fôrma de aço, e tipo de conector de cisalhamento. Em geral, a capacidade última das lajes mistas é investigada através de ensaios de flexão. Enquanto, ensaios de cisalhamento direto, principalmente do tipo push-off, são utilizados a fim de caracterizar o comportamento da interface aço-concreto e verificar a influência, dentre outros fatores, dos conectores de cisalhamento. Assim, esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica extensa a fim de caracterizar, em especial, a influência dos conectores de cisalhamento no comportamento estrutural e, por consequência, na capacidade última das lajes mistas de aço e concreto. Para isso, utilizou-se trabalhos recentes e de relevância no tema de pesquisa, por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Após o desenvolvimento dessa pesquisa, observou-se que as ancoragens de extremidade influenciam significativamente o comportamento global e local das lajes mistas, uma vez que ajudam na transmissão dos esforços cisalhantes na interface aço-concreto e reduzem o deslizamento relativo da interface. Observa-se ainda que há parâmetros que precisam ser melhores investigados, como a quantidade e disposição dos conectores, além de novas tipologias. |