"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19607

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Eros Rosado Pereira de Souza
Orientador IVONETE DA SILVA LOPES
Outros membros BIANCA APARECIDA LIMA COSTA, Daniel Silva Policarpo
Título O transfeminismo na sala de aula: relato de experiência sobre propostas de trabalho sobre a transgeneridade na Universidade Federal de Viçosa
Resumo O transfeminismo é uma corrente do pensamento feminista feita por e para mulheres transgênero, travestis e outras vivências dissidentes à norma cisgênera, que reconhece e busca incluir as experiências e lutas das pessoas transgênero dentro do movimento feminista. Ao contrário do feminismo hegemônico, que adota uma abordagem universalista, o transfeminismo busca romper com essa concepção e contribuir para evitar a marginalização de certos grupos de indivíduos. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de dois alunos do curso de graduação em Serviço Social que abordaram o tema durante a disciplina ERU 410 - Relações raciais, gênero e trabalho. Nessa disciplina, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a temática do transfeminismo, realizando uma análise interseccional da vida da deputada federal Erika Hilton e as contribuições da mulher travesti e doutora Letícia Nascimento a partir de sua obra intitulada Transfeminismo, lançada em 2021 como parte da coleção Feminismos Plurais coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro. A apresentação do trabalho teve como objetivo não apenas descrever as vivências, mas também elucidar a importância da teoria transfeminista nos espaços educacionais. Foi destacado que esse tema não é abordado na Universidade Federal de Viçosa, mas que despertou grande interesse, definindo o público-alvo deste estudo os discentes e docentes da disciplina. O intuito era discutir os desafios, potencialidades e percepções em relação à introdução dessa temática no ensino superior. A proposta era esclarecer a temática do transfeminismo como uma teoria social crítica que aborda os fenômenos sociais relacionados aos eixos temáticos de gênero e cisgeneridade. Foram explicitados sua historicidade, origem, importância, conceitos e epistemologia. A partir disso, foi apresentada a experiência vivida em sala de aula, destacando as atividades avaliativas que foram realizadas e que permitiram a abertura para a diversidade temática, desde que estivessem em diálogo com os eixos de raça, gênero e trabalho, e sua relação com a turma. Na tentativa de elucidar e promover um maior diálogo sobre a temática, o resultado mostrou-se muito positivo, uma vez que os discentes presentes demonstraram uma maior compreensão sobre a importância de considerar o transfeminismo como um movimento de descentralização da norma hegemônica e como fonte rica e valiosa de saberes. Além disso, ressaltaram a contribuição do transfeminismo para um feminismo interseccional. Essa atividade revelou-se efetiva na construção de um debate consistente e permitiu até mesmo a modificação da ementa da disciplina, que não incluía textos aplicados a corpos trans. Concluímos que a incorporação da temática na disciplina foi de grande valia à formação dos estudantes ali presentes, advindos de cursos diversos como serviço social, cooperativismo, ciências biológicas e agronegócio, o que demonstra que a temática deva ser vista e incorporada pelo corpo docente da universidade.
Palavras-chave Educação, gênero, transfeminismo
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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