"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19584

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas Gouvêa Moreira
Orientador CINTHIA MAGALHAES ULHOA
Outros membros Júlia Costa Nacif Santos, Kaylane Zuqueto da Silva, VANDERSON ESPERIDIAO ANTONIO
Título A disciplina Bases Morfofuncionais da medicina: a experiência de unir anatomia, fisiologia, histologia e embriologia
Resumo Descrição do tema central do trabalho: Nos cursos de medicina é tradicional que disciplinas como anatomia, fisiologia, histologia e embriologia sejam ofertadas nos primeiros anos, sendo chamadas de disciplinas básicas. O objetivo é que, a partir dessas bases, nos anos subsequentes do curso os alunos possam desenvolver conhecimentos clínicos sobre os fundamentos fisiopatológicos, diagnósticos de doenças e a terapêutica adequada. Diante desse cenário, há anos discute-se que esse aprendizado dividido em ciclo básico e ciclo clínico acaba por fragmentar o conhecimento, dificultando a capacidade dos alunos em estabelecer as interseções adequadas entre os conteúdos. Dessa forma, no curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), há a proposta de um ensino mais integrado, desde o primeiro período, através das disciplinas Bases Morfofuncionais da Medicina I e II. Público alvo: Discentes e docentes do curso de Medicina da UFV, Viçosa-MG. Justificativa: A capacidade de desenvolver, a partir do estudo sistemático dos sistemas orgânicos, habilidades e competências necessárias à prática clínica é muito favorecida por essa abordagem em disciplinas associadas e aplicadas, contribuindo para menor fragmentação do conhecimento. Objetivos e metodologias: Busca-se discorrer sobre as contribuições de um ensino integrado e aplicado desde o início da educação médica continuada, através da revisão da literatura comparativa entre os modelos tradicional e integrado e da análise da percepção dos estudantes acerca da contribuição dessa metodologia na formação médica. Resultados: Tal construção traz uma visão crítica global do aluno acerca do processo saúde-doença e dá a ele a maturidade do raciocínio clínico, diagnóstico e terapêutica de algumas doenças desde o início do curso. Como ferramentas dessa construção tem-se o estímulo a busca ativa por conhecimento, o uso de casos clínicos para explicação e apresentação em seminários, com base nos conteúdos dados em aula e nas literaturas indicadas, trazendo resultados satisfatórios e evidenciando a preparação dos alunos para discorrer sobre as aplicações clínicas relacionadas aos sistemas estudados. Além disso, o manuseio de peças cadavéricas e sintéticas, bem como exames de imagem, no laboratório de bases morfofuncionais, incentiva os alunos a discutirem a anatomia, suas alterações e como essas podem impactar a funcionalidade do paciente. Conclusões: O modelo de formação integrada na construção de conhecimentos morfofuncionais têm trazido resultados positivos para os estudantes do curso de Medicina da UFV. A construção cumulativa do conhecimento tem sido um ponto diferencial na preparação do estudante para as fases clínicas concomitantes e subsequentes do curso, além de prepará-lo para exercer sua profissão com os conhecimentos técnicos sedimentados.
Palavras-chave Anatomia, ensino, raciocínio clinico
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,65 segundos.