"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19573

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gustavo Matias Lopes
Orientador JOSIEL LOPES VALADARES
Outros membros Áddson Viana Bittencourt, Gabriel Rizzo de Campos Santana, Keila Pierre Oliveira, Plinio dos Santos Souza
Título Métodos Ágeis na Administração Pública
Resumo A agilidade nos processos mostra-se uma importante ferramenta na manutenção dos serviços públicos, estes, essenciais para um desempenho com qualidade em sua prestação à sociedade. Nesse sentido, o presente trabalho propõe averiguar a seguinte questão: quais os ganhos na produtividade com a implementação de métodos ágeis na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), sem comprometer a qualidade dos serviços? De tal modo se observa a relevância social do aperfeiçoamento dos órgãos públicos na prestação de serviços com base na modernização de seus procedimentos, uma vez que aumentam a eficiência da administração pública. No presente estudo o reconhecimento do emprego das metodologias ágeis utilizadas, foi analisado sob a ótica do modelo Scrum apresentado por SCHWABER e SUTHERLAND (1993) e o Kanbam adaptado por ANDERSON (2011). Tais métodos foram utilizados conjuntamente na gestão de projetos e organização de equipes, assim como na visualização dos fluxos de um sistema que percorre as demandas de um projeto. A partir da experiência já vivida pela Autarquia, objeto deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental de forma descritiva, bem como elaborados relatórios gerenciais, com o objetivo de avaliar o desempenho da equipe que implementou em sua rotina de trabalho metodologias ágeis, comparativamente ao período anterior à tal utilização. É importante destacar a relevância da prévia Análise Exploratória dos Dados (AED), de modo a olhar para os dados e ver o que eles parecem dizer (TUKEY, 1977). A etapa quantitativa do estudo, ainda inconcluso, revelou que nos anos de 2019 e 2020 (anos em que os métodos ágeis começaram a ser utilizados) as demandas da equipe contabilizaram 5.164 processos, representando um aumento de 144,74%, se comparado com os 2.110 processos analisados pela equipe nos anos de 2017 e 2018, período em que não se utilizava métodos ágeis. Destaca-se que houve ainda uma redução da força de trabalho que passou de 50 servidores em 2018 para 41 servidores em 2020. Na etapa subsequente do presente estudo de caso, esta de natureza qualitativa, deverão ser aplicados questionários à equipe com a consequente análise de conteúdo, sendo esta fundamental para o estudo das motivações, valores, atitudes, crenças e tendências (RICHARDSON, 1999). Mesmo que inconcluso, os resultados prévios já observados a partir dos dados de demandas e recursos humanos, aliados à expectativa de reconhecimento e motivação da equipe, espera-se concluir que a utilização de metodologias ágeis na realização de demandas típicas dos serviços públicos podem contribuir de forma positiva no ganho de produtividade sem o comprometimento da qualidade da prestação de serviços e atendimento à sociedade.
Palavras-chave Métodos Ágeis, Eficiência, Serviço Público
Forma de apresentação..... Vídeo
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