Resumo |
As interações entre universidades e governo no Brasil refletem as políticas públicas e os modelos adotados pelo Sistema Nacional de Inovação. Nesse contexto, a universidade assume um papel fundamental como ator social no impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico do país. Considerando o papel da universidade e, consequentemente, a sua relação com o Estado, o objetivo deste estudo foi investigar o papel das universidades na promoção do empreendedorismo no setor público, através de parcerias e colaborações com órgãos governamentais. Para o alcance do objetivo proposto, optamos por utilizar um método de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. A estratégia adotada foi o estudo de caso único, ex-post-facto e corte transversal, selecionando como objeto a Universidade Federal de Viçosa. O estudo de caso é um método amplamente utilizado nas pesquisas empíricas quando se deseja compreender fenômenos específicos, que depreenda uma análise mais aprofundada do contexto real. Assim, a coleta de dados foi composta de pesquisas documental. Assim, para coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental, buscando informações e evidências em documentos, arquivos, registros e outros materiais escritos ou eletrônicos que envolvem a Universidade Federal de Viçosa e sua interação com a cidade. Esses documentos incluíram artigos científicos, relatórios governamentais, legislação, livros, periódicos, registros históricos, entre outros. Os resultados indicam que o governo local desempenhou um papel secundário, focando principalmente na regulação e mediação entre a universidade e outros atores. Por outro lado, a universidade assumiu a liderança na relação, assumindo a responsabilidade por grande parte das ações que deveriam ser compartilhadas. Para equilibrar seus objetivos sociais e econômicos, a universidade adotou princípios de uma abordagem empreendedora e superou desafios interculturais para estabelecer outras parcerias. Isso mostra que esse tipo de interação pode promover a inovação a longo prazo, mesmo que de maneira incremental. |