Resumo |
A pandemia de COVID-19 resultou em impactos significativos na saúde, economia e sociedade global, exigindo medidas como o isolamento social. As mulheres enfrentaram desafios adicionais, relacionados a carga aumentada de trabalho doméstico e a busca pelo equilíbrio entre carreira e família. Consequentemente, houve mudanças no estilo de vida que podem resultar em alterações no comportamento alimentar. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar as mudanças no comportamento e hábitos alimentares de mães em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19. Foi realizado um estudo observacional, transversal com mulheres responsáveis por crianças menores de 10 anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário online. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos/Univiçosa (CAAE: 40131520.2.0000.8090). Participaram da pesquisa 27 mães, a maioria (44,5%; n=12) apresenta idade entre 26 e 35 anos e de 1 a 2 filhos (96,3%; n=26). Quanto ao surgimento das recomendações de isolamento social, 51,8% (n=14) das mães alegaram ter seguido parcialmente, e apenas metade (51,8%; n=14) teve apoio dos familiares neste período. Embora algumas mães tenham relatado controlar o peso, 55% (n=15) delas relatou aumento de peso durante o período de isolamento social. Em relação ao comportamento alimentar, a maioria das mães (70,4%; n=19) relatou maior sensação de apetite durante o isolamento, sendo que 63% (n=17) relatou comer mais por ansiedade ou medo. Os alimentos processados foram os mais consumidos neste período (47,1%; n=18) seguidos por alimentos ultraprocessados 35,3% (n=6) e alimentos in natura e minimamente processados (17,6%; n=3). O consumo de frutas, verduras e legumes aumentou para 48,1% (n=13) das mães, assim como o consumo de frituras e doces (48,1%; n=13). Conclui-se que houve modificações nos hábitos e comportamentos alimentar de mães durante o isolamento social provocado pela COVID-19 que, se mantidos, podem resultar em prejuízos à saúde em longo prazo. |