"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19559

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Análise
Setor Departamento de Agronomia
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Helder Eduardo Camargos Sena
Orientador ALUIZIO BOREM DE OLIVEIRA
Título Explorando os Impactos do Canal Agricultura A a Z com Ciência de Dados: Uma Abordagem Avaliativa
Resumo A digitalização tem desempenhado um papel cada vez mais importante em diversos setores, e a agricultura não é exceção, ainda mais no Brasil em que o agronegócio possui uma grande importância. Em conjunto à crescente evolução da tecnologia há a área de ciência de dados que visa levantar e transformar, os dados estruturados ou não, em conhecimento para execução de projetos.

O objetivo deste trabalho será mensurar objetivamente o impacto do Canal Agricultura A a Z aos seus inscritos e comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tendo entre os objetivos específicos, a avaliação de audiência, relevância pelo público, comportamento vinculado a práticas sustentáveis e parcerias realizadas, desde a sua criação na plataforma YouTube.

A metodologia empregada partirá da base de dados do próprio canal Agricultura A a Z e demais redes sociais da Meta, empresa reconhecida como organização que concentra famosas redes sociais e do LinkedIn, com processo de coleta e análise de dados quantitativos a partir dos algoritmos tanto da plataforma de vídeos quanto os demais meios de comunicação do projeto. Além disso, será avaliado dados qualitativos em relação a feedbacks nos vídeos publicados e questionários com a audiência, uma análise exploratória para identificar tendências, padrões ou insights preliminares por meio de estatística básica, como por exemplo, o cálculo de média, desvio padrão e análise de frequência sobre as métricas do projeto. Para mensurar o índice de satisfação e recomendação nos questionários será usado a metodologia Net Promoter Score (NPS) que é um indicador que pontua o potencial de recomendação do próprio público aos conteúdos e do canal.

Os resultados do projeto serão evidenciados a partir da curva de crescimento do canal em número de inscritos, visualizações, estratégias digitais, distribuição demográfica do público, interações em discutindo o engajamento e alcance com o compartilhamento do conhecimento. A discussão dos resultados abordará o impacto na cidade onde o canal tem sede, isto é, Viçosa, MG por meio da aplicação de questionários e nos demais locais em que o canal Agricultura A a Z tem telespectadores, por meio de formulários digitais, discutindo os benefícios para os espectadores e a contribuição para o desenvolvimento do setor agrícola.

Por fim, as considerações finais trarão oportunidades de melhoria a partir da visão analítica do canal e áreas de foco para aprimorar o alcance e disseminação dos conhecimentos sobre o agronegócio, de forma gratuita e visando buscar um bom índice de satisfação da audiência que acompanha o canal.
Palavras-chave agricultura, dados, análise
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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