Resumo |
Parte constituinte de uma série de oficinas propostas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia - GRAFIAS, a oficina de histórias em quadrinhos e ensino foi focada em mostrar para os estudantes de graduação do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa as possíveis conexões entre a metodologia lúdica selecionada e o ensino de Geografia. Partindo de uma experiência própria durante a graduação por não ter tido contato com as histórias em quadrinhos ao trabalhar com metodologias de ensino e entendendo que as HQs podem ser instrumentos potentes para o ensino de Geografia no ensino básico, com os objetivos de proporcionar um momento para que os estudantes da Licenciatura em Geografia expandissem o aprendizado sobre práticas lúdicas no ensino e demonstrar como as histórias em quadrinhos e a Geografia podem caminhar lado a lado, a ideia para a realização da atividade surgiu. A oficina também propôs evidenciar que determinados objetos ou jogos que vemos no dia a dia não são apenas maneiras de praticar o lazer, mas também podem ser importantes ferramentas para o professor ensinar a Geografia dentro da sala de aula, desde que o profissional tenha domínio do objeto lúdico e o conecte com as discussões geográficas previstas para o ambiente escolar. A oficina contou com dois momentos, o primeiro deles uma exposição de como as histórias em quadrinhos pode ser um fator a ser utilizado para o ensino de Geografia, sempre pontuando que a metodologia não deve ser o foco final do ensino, utilizar uma metodologia por mais diferente que seja sem a objetividade de ensinar algum conceito ou algum elemento acaba por esvaziar o momento de aprendizagem do estudante. Em um segundo momento, os estudantes se dividiram em grupos para debater conceitos geográficos presentes em tirinhas da Mafalda previamente selecionadas, com a discussão acerca das tirinhas realizadas os estudantes ainda em grupo deveriam construir suas próprias histórias utilizando os conceitos e elementos geográficos. Com as obras finalizadas, foi possível notar que os debates atingiram não apenas os conceitos inicialmente pensados, como também outros elementos geográficos foram identificados. |