Resumo |
Para um estudante de graduação em licenciatura do curso de Letras é sempre relevante que a instituição, na qual esteja inserido, propicie espaços e oportunize experiências para que ele possa conhecer diferentes possibilidades de atuação na sua carreira. Sabe-se que dentro da grade curricular dos cursos nem sempre é possível abranger todos os campos de atuação e que não há tempo hábil para que essas atividades sejam realizadas, sendo assim a participação em programas de ensino, os ditos residência pedagógica, é fundamental para que o professor em formação consiga adquirir práticas e que possa refletir sobre elas. Dentre as diferentes oportunidades oferecidas pelos projetos do Departamento de Letras, câmpus Viçosa/MG, existe o Programa Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal de Viçosa (NucLi/UFV - IsF), vinculado à Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes IsF), outrora Programa Idiomas sem Fronteiras, que oferece ao professor em formação o espaço para que ele atue junto ao ensino de línguas estrangeiras. Nesse programa o professor em formação conta com a orientação de um docente, vinculado ao programa e/ou à rede, que o auxiliará no planejamento das aulas e na elaboração de materiais didáticos autênticos que serão utilizados nos cursos oferecidos para a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Viçosa e seus respectivos campi. O intuito do programa é oferecer cursos voltados para a internacionalização do ensino superior brasileiro, que é um evento recente em nossa história, por isso a presença do programa é um sinal de reconhecimento da importância desse ato de internacionalizar. Consequentemente, os materiais didáticos (MD) elaborados buscam englobar, em menor ou maior grau, os diferentes elementos que compõem o cenário e contexto de aprendizagem nacional e internacional, buscando refletir que a língua aprendida é uma língua de pesquisa, rompendo com os estereótipos que as permeiam, como também aproximando os participantes de uma realidade acadêmica que, até o momento, não lhes era de conhecimento. Se outrora o professor em formação se via como um executador de ideias, através do uso de MD comercializados por editoras, atuando no programa consegue reconhecer a sua autonomia para a elaboração dos MD e a possibilidade de testá-los e alterá-los de acordo com a necessidade dos cursos, observando na prática como, o aprendizado sequenciado por ele, funcionará. Sendo assim, partindo dessa reflexão, serão apresentados os processos de criação dos materiais didáticos no NucLi e apresentando como o programa, aos moldes de uma residência pedagógica, oferece ao professor em formação “a oportunidade de desenvolver a capacidade de enfrentar conflitos, de resolver problemas, de refletir sobre e compartilhar sua prática” (WELP; FONTES; SARMENTO, 2016, p. 137-138). |