"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19548

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paloma de Paula Fagundes
Orientador NATALIA FONTES DE OLIVEIRA
Título Produção de material didático para os cursos do Núcleo de Línguas/UFV - Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras: ensino e autoria
Resumo Para um estudante de graduação em licenciatura do curso de Letras é sempre relevante que a instituição, na qual esteja inserido, propicie espaços e oportunize experiências para que ele possa conhecer diferentes possibilidades de atuação na sua carreira. Sabe-se que dentro da grade curricular dos cursos nem sempre é possível abranger todos os campos de atuação e que não há tempo hábil para que essas atividades sejam realizadas, sendo assim a participação em programas de ensino, os ditos residência pedagógica, é fundamental para que o professor em formação consiga adquirir práticas e que possa refletir sobre elas. Dentre as diferentes oportunidades oferecidas pelos projetos do Departamento de Letras, câmpus Viçosa/MG, existe o Programa Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal de Viçosa (NucLi/UFV - IsF), vinculado à Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes IsF), outrora Programa Idiomas sem Fronteiras, que oferece ao professor em formação o espaço para que ele atue junto ao ensino de línguas estrangeiras. Nesse programa o professor em formação conta com a orientação de um docente, vinculado ao programa e/ou à rede, que o auxiliará no planejamento das aulas e na elaboração de materiais didáticos autênticos que serão utilizados nos cursos oferecidos para a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Viçosa e seus respectivos campi. O intuito do programa é oferecer cursos voltados para a internacionalização do ensino superior brasileiro, que é um evento recente em nossa história, por isso a presença do programa é um sinal de reconhecimento da importância desse ato de internacionalizar. Consequentemente, os materiais didáticos (MD) elaborados buscam englobar, em menor ou maior grau, os diferentes elementos que compõem o cenário e contexto de aprendizagem nacional e internacional, buscando refletir que a língua aprendida é uma língua de pesquisa, rompendo com os estereótipos que as permeiam, como também aproximando os participantes de uma realidade acadêmica que, até o momento, não lhes era de conhecimento. Se outrora o professor em formação se via como um executador de ideias, através do uso de MD comercializados por editoras, atuando no programa consegue reconhecer a sua autonomia para a elaboração dos MD e a possibilidade de testá-los e alterá-los de acordo com a necessidade dos cursos, observando na prática como, o aprendizado sequenciado por ele, funcionará. Sendo assim, partindo dessa reflexão, serão apresentados os processos de criação dos materiais didáticos no NucLi e apresentando como o programa, aos moldes de uma residência pedagógica, oferece ao professor em formação “a oportunidade de desenvolver a capacidade de enfrentar conflitos, de resolver problemas, de refletir sobre e compartilhar sua prática” (WELP; FONTES; SARMENTO, 2016, p. 137-138).
Palavras-chave Rede Andifes IsF, NucLi/UFV, Internacionalização
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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