"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19539

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Djalma Aguiar Luna
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Flávia de Souza Vieira Barbosa, Helena Martiniano Almeida
Título A desigualdade social na educação: primeiras vivências e experiências como residentes do Programa de Residência Pedagógica
Resumo A qualidade da Educação Básica no Brasil sempre foi um tema muito discutido nas universidades e escolas, principalmente nas disciplinas relacionadas com a formação de professores. A disparidade entre o ensino público e o privado no país é evidente, tendo em vista a comercialização do ensino, o que agrava ainda mais a desigualdade social existente entre as diferentes classes socioeconômicas. O agravamento dos efeitos dessa comercialização pode ser muito bem observado, principalmente após o período de pandemia, em que as classes sociais mais favorecidas tiveram mais possibilidades de dar continuidade aos estudos devido ao maior acesso às tecnologias digitais. Esse trabalho teve como objetivo discutir a qualidade da educação por meio de avaliações aplicadas à 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública e ao 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, para alunos da mesma professora, sendo também a preceptora do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Escola Estadual Santa Rita de Cássia (EESRC). Os residentes e a preceptora compararam as questões e a resolução das avaliações mencionadas acima para analisar as habilidades e competências dos alunos nas diferentes escolas, nos diferentes segmentos e contextos. Observamos que, enquanto a avaliação destinada à 1ª série do Ensino Médio da escola pública apresentava um grau de dificuldade acessível aos alunos 6º ano do Ensino Fundamental da escola particular, a prova do 6º ano da escola particular apresentou um nível de dificuldade incompatível com a capacidade dos alunos do Ensino Médio da escola pública. Essa discrepância entre as avaliações nos fez refletir sobre a realidade da educação no Brasil. Ficou evidente, na situação analisada, que as habilidades, as competências e o conteúdo são mais enfatizados na instituição privada. Esse exercício formativo nos fez perceber o quanto a educação pública precisa de investimentos e atenção, a fim de diminuir o abismo e a injustiça social. A educação de qualidade é um direito garantido na constituição federal, entretanto está de fato disponível apenas para os que têm acesso ao capital que isso demanda, algo que a maioria da população brasileira não possui. Esta vivência nos fez compreender a importância crucial da educação na transformação de realidades socioeconômicas. E como residentes, a caminho da docência, entendemos que nosso papel não é apenas o de ensinar, mas de lutar pela educação de qualidade e pela redução da desigualdade social em nosso país, onde quer que venhamos a ser professores.
Palavras-chave educação básica, escola pública, injustiça social
Forma de apresentação..... Painel
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