"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19536

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Ana Luiza Moreira Soares
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros CAROLINA GONCALVES SANTOS, Dávis Francisco Cunha de Paula, GLENDA SAMARA DIAS SANTOS, Lucas Sousa de Freitas Santos, Mirelle Barbosa de Souza, Pedro Otávio Magalhães Pereira, Rhiala Gomes Albergaria, Wendel Rodrigo de Oliveira
Título Dia de trilha: reconhecendo espécies de abelhas sem ferrão presentes no campus da Universidade Federal de Viçosa
Resumo As abelhas são importantes polinizadores de plantas naturais ou cultivadas, sendo responsáveis pela produção de muitos alimentos consumidos pelo homem. Além disso, têm um papel crucial na preservação da biodiversidade de plantas nativas. Apesar de sua importância, suas populações vêm sendo reduzidas drasticamente. Diante dessa situação, torna-se imprescindível a conscientização sobre a importância das abelhas para o ambiente e para o homem. É nesse contexto que surge o Projeto de Divulgação da Ciência 'Abelhas como ferramenta para a promoção de conhecimento e troca de saberes entre universidade, escola e sociedade', cujo principal objetivo é ampliar o diálogo com as escolas e a comunidade de Viçosa sobre a importância das abelhas sem ferrão. Este trabalho, relata uma das atividades desenvolvidas com alunos das escolas públicas da cidade de Viçosa, a fim de aguçar o olhar dos alunos para a presença de ninhos naturais de abelhas sem ferrão, além de apresentar as diferentes formas de nidificação no ambiente e a necessidade de conservação destes polinizadores. Para atingir esse objetivo, 52 alunos do Ensino Médio e 161 estudantes do Ensino Fundamental II de seis escolas públicas de Viçosa participaram de trilhas educativas, pelo campus da UFV. O trajeto escolhido apresentava vários ninhos naturais de abelhas sem ferrão, para serem identificados pelos estudantes. Para isso, os estudantes receberam um folder contendo imagens das abelhas, das entradas dos ninhos e os nomes científicos e populares das espécies comumente encontradas em ambientes urbanos. As trilhas terminavam com uma atividade no Apiário Central da UFV, onde os estudantes puderam observar a organização interna dos ninhos e a diversidade morfológica das abelhas sem ferrão. Além disso, puderam provar e diferenciar o mel de Apis mellifera do mel das abelhas sem ferrão. Para verificar a percepção dos participantes sobre a atividade desenvolvida e sobre a importância das abelhas para o ambiente, solicitamos que eles respondessem um questionário, ao final de cada trilha. Os dados obtidos evidenciaram que 68,8% dos estudantes consideraram as abelhas como um assunto muito interessante e 67% consideraram importante aprender sobre as abelhas. Eles também evidenciaram que a maioria dos estudantes 85,7% gostou de realizar a atividade e que os estudantes se tornaram mais conscientes sobre as abelhas, tanto em termos econômicos, considerando a geração de renda a partir da venda de mel, quanto em relação à necessidade de preservação desses insetos na natureza. Conclui-se, portanto, que a atividade desenvolvida, ao permitir o contato direto com as abelhas sem ferrão, em seu habitat natural, conseguiu despertar o interesse dos alunos por estes insetos, o que pode contribuir para que eles se interessem pela preservação desses importantes polinizadores.
Palavras-chave preservação ambiental, atividades extracurriculares, educação não-formal
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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