Resumo |
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que apenas 20% dos profissionais que atuam na área de informática são mulheres. A porcentagem foi confirmada pelo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita com mais de 580 mil profissionais de TI que atuam no Brasil e no mundo. Com intuito de alterar essa realidade, este projeto propõe uma abordagem desplugada de ensino de pensamento computacional para estudantes de 9º ano de uma escola da rede pública de Florestal/MG. Apesar de envolver também meninos, a proposta tem foco especial nas estudantes do sexo feminino, buscando aproximá-las da tecnologia e direcioná-las para os cursos das áreas de STEM(Science, Technology, Engineering and Mathematics). Procurando também diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho ligado à tecnologia, proporcionando aos alunos da rede pública conhecimento além do conteúdo oferecido no currículo escolar, serão realizadas atividades que estimulem o desenvolvimento da autonomia, promovam o aprimoramento da capacidade de solução de problemas em diferentes áreas do conhecimento, estimulem o trabalho em equipe e implementem maior integração entre universidade e comunidade. Dentre as ações previstas para o projeto, a primeira envolveu a aplicação de formulários de levantamento de perfil dos estudantes do 9º ano de uma escola estadual da cidade de Florestal/MG. Os resultados ainda estão em fase de processamento. Após a análise dos dados, será realizada uma oficina de pensamento computacional, utilizando a programação em blocos, a fim de motivar os alunos a se interessarem pela programação. A oficina será utilizada ainda para recrutar alguns estudantes que participarão de um treinamento mais aprofundado em programação. Nessa etapa de seleção, vislumbra-se que ao menos 50% dos participantes sejam do sexo feminino, visando incentivar as meninas às áreas de STEM. Os treinamentos serão finalizados com uma mini maratona de programação. Por fim, será aplicado um formulário para obtenção de feedback dos participantes, com o intuito de avaliar se o interesse das meninas cresceu em relação às áreas de STEM após a participação no projeto. Dentre os principais resultados esperados, destacam-se a diminuição da desigualdade de gênero nas áreas do conhecimento associadas à ciência e tecnologia, a médio e longo prazo; e uma maior aproximação da UFV, campus Florestal, com as estudantes do ensino fundamental, de forma a contribuir para a definição e fortalecimento de uma comunidade de mulheres voltadas para a preparação para a entrada em cursos na área de informática da instituição. |