"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19534

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Andressa Rocha Honorio de Oliveira
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Ana Paula Fagundes Huback, Eloiza Ribeiro de Castro, Jade Noronha Aquino, Rian da Silva Cristo
Título Relato de Experiência: Aplicação da abordagem investigativa para a construção do conceito Transformação Química
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido por cinco residentes durante o módulo I do Programa Residência Pedagógica em 9 turmas das 3 séries do Ensino Médio, na Escola Estadual Alice Loureiro, no município de Viçosa, tendo por objetivo principal construir com os alunos o conceito Transformação Química. Partindo da perspectiva de uma abordagem sócio construtivista, o presente trabalho desenvolve atividades experimentais investigativas com foco na aprendizagem a partir da construção do conceito pelo aluno. Nesse sentido, o Ensino por Investigação foi adotado como estratégia principal para que os estudantes fossem estimulados a formularem perguntas, elaborarem hipóteses, além de coletarem dados e realizarem análises a partir da observação dos experimentos realizados. Dessa forma, desenvolvemos uma sequência de aulas no início do ano letivo de 2023, pautadas no Ensino por Investigação e utilizando de recursos como Experimentos demonstrativos e investigativos, bem como a elaboração de tabelas e sínteses escritas a fim de sistematizar o conhecimento. Além de mostrar evidências das transformações, com mudanças de cor, textura, liberação de gases, formação de novas fases e substâncias, o diálogo com os alunos foi incentivado e eles foram encorajados a expor suas ideias prévias e a suas opiniões acerca dos experimentos. A cada reação feita, construímos juntos uma tabela de dados com características iniciais e finais dos sistemas estudados, bem como as alterações ocorridas. Essa etapa da atividade é de suma importância não só para o ensino de Química, mas para todas as outras áreas da vida, visto que o domínio e o entendimento de construções de tabelas é requerido em várias carreiras, acadêmicas ou não. Após a construção das tabelas, os alunos foram convidados a discutir sobre os fenômenos observados e responder questões acerca do que foi visto. Continuando, depois da realização das experiências que selecionamos, solicitamos aos estudantes que fizessem uma síntese escrita acerca do que entenderam da atividade realizada para avaliarmos se os conceitos foram assimilados ou se ainda restavam dúvidas. Os resultados foram satisfatórios e eles conseguiram também relacionar o que foi visto em sala com acontecimentos do cotidiano. A abordagem socio-construtivista alinhada com atividades experimentais investigativas são estratégias eficazes para promover a aprendizagem significativa do conceito de Transformação Química, visto que promovem a participação e o protagonismo do aluno no processo formativo, bem como o engajamento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Palavras-chave aprendizagem, abordagem investigativa, conceito.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.