"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19522

ISSN 2237-9045
Instituição Escola estadual João Paulo I
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor BRUNA VITÓRIA MARTINS CAMPOS
Orientador Andreia Francisco Afonso
Outros membros Mateus José dos Santos
Título “O milagre da cura”: propostas de casos investigativos em aulas de Química por bolsistas de Iniciação Científica Júnior
Resumo O desenvolvimento de casos investigativos pode ser um importante aliado na reflexão sobre as informações falsas disseminadas por diferentes veículos de informação. Diante disso, um núcleo de pesquisa composto por três bolsistas de Iniciação Científica Junior de uma escola pública estadual desenvolveu casos com viés investigativo para serem implementados em aulas de Química. Neste trabalho, descreveremos o caso “o milagre da cura” em que o objetivo principal era discutir métodos de prevenção contra a Covid-19, cujo diálogo contido no caso defendia o uso da água tônica para a prevenção contra este vírus altamente contagioso que acometeu todo o planeta. As bolsistas debruçaram em diversas pesquisas a respeito da construção de casos investigativos e a importância desta estratégia de ensino no combate às fake news, tendo em vista que, para resolver o caso é importante a discussão entre os pares e pesquisas em sites confiáveis. Após a construção dos casos e a validação das informações em parceria com os professores orientadores da pesquisa, as discentes implementaram o referido material em uma turma de 3º Ano do Ensino Médio da referida escola. Nesse sentido, valendo-se dos preceitos da pesquisa qualitativa descritiva, abordaremos os principais resultados e as implicações desta pesquisa para a área da Educação em Química. Após a implementação do caso, as estudantes perceberam a dificuldade dos estudantes em realizarem uma pesquisa a partir de fontes confiáveis. Os estudantes sempre recorriam a sites sem avaliar a confiabilidade destas fontes, o que fez com que o material passasse por várias modificações, uma vez que novas pesquisas foram demandadas a partir do que os estudantes mostravam como resolução para o caso. Além dessa questão, habilidades foram desenvolvidas nos estudantes que participaram da resolução do caso e nas bolsistas que também são estudantes do Ensino Médio. Com relação aos estudantes participantes, notou-se um maior envolvimento com a pesquisa, interação entre os pares e a importância de sistematizar as informações que encontravam para que pudessem realizar uma síntese final. Já com relação às bolsistas, nota-se uma melhoria na argumentação e na disciplina de Química, uma vez que, elas passaram a estudar mais sobre os conceitos envolvendo este componente curricular para que pudessem auxiliar os demais colegas na resolução da questão investigativa. Assim, nota-se a importância de políticas públicas que implementem mais projetos que valorizem a pesquisa no Ensino Médio e que considere as instituições de Educação Básica como produtora de novos conhecimentos e com condições de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas imprescindíveis para a formação de cidadãos.
Palavras-chave PIBIC Junior, Água Tônica, Informações falsas.
Forma de apresentação..... Vídeo
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