Resumo |
A obra “Planta Baixa” do Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais (NEPARC), consiste numa performance/instalação cênica interativa que surge da relação do corpo com os espaços de uma casa, mediadas por memórias e afetos de quem dela participa. Tem como primeira estrutura o corpo, os movimentos/gestos baseados em ações cotidianas conforme a configuração do espaço cênico estruturado a partir da planta baixa de uma casa. Esse espaço estabelece, afeta e define as condições para a realização dos movimentos dançados, assim como as interações entre intérpretes e público. O NEPARC aplicou a "Residência Artística Planta Baixa", em parceria com o Colégio de Aplicação CAp-Coluni (UFV) de Viçosa-MG, em 2020 (durante a pandemia COVID-19), como atividades oferecidas de forma 100% gratuita e remota online. A realização da residência de dança/performance Planta Baixa naquela ocasião, oportunizou a produção de conhecimentos através da arte, permitindo aos espectadores/participantes vivenciarem tal experiência para a construção de percepções e reflexões sobre o próprio corpo e o do outro. Em 2023, estagiários do Curso de Licenciatura em Dança da UFV, realizaram presencialmente, uma nova Residência no Colégio Coluni, gerando então esse relato de experiência, que tem como propósito fomentar reflexões sobre estratégias de formação docente a partir da aplicação de conteúdos relativos ao referido projeto no ambiente escolar, considerando as diferenças e consequências do advento do distanciamento social. A proposta implica na construção de um desenho/imagem de um cômodo de uma casa que integra as memórias e afetos de cada participante, eixo de referência para o surgimento de reflexões sobre a relação corpo espaço e suas possíveis ressignificações durante e pós pandemia da COVID-19. Essa atividade prática corporal com os estudantes, possibilitou novas formas de pensar o corpo e seus fazeres cotidianos, em especial no contexto escolar, também afetado pela pandemia da COVID-19, assim como toda sociedade. A realização da residência permitiu ainda questionamentos e reflexões sobre as relações e os modos de ensino-aprendizagem, além do protagonismo dos usos das tecnologias. Compreender o projeto como uma ação educativa permitiu o surgimento de estratégias de mediação fundamentadas na Arte como ferramenta de (trans)formação do indivíduo. Sua realização no Colégio Coluni reafirma a função social das artes nas escolas, uma vez que diz respeito à diversidade de realidades políticas, sociais e históricas brasileiras. O trabalho desenvolvido também oportunizou aos participantes o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo alinhado à questionamentos contemporâneos sobre os modos de agirmos e integrarmos a sociedade a partir das artes corporais e de nossas vivências afetivas. |