"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19512

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Luana Rodrigues Gomes
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros BIANCA SENA GOMES
Título Práticas e ferramentas pedagógicas contribuintes para um ambiente educacional inclusivo no contexto bilíngue/bicultural de estudantes Surdos
Resumo Apesar da legitimidade da Libras como meio de comunicação em espaços públicos, incluindo o ambiente educacional, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas e abordagens que forneçam aos estudantes Surdos acesso igualitário e inclusivo, apoiado na perspectiva bilíngue/bicultural, considerando suas especificidades. O contexto bilíngue/bicultural refere-se a culturas diferentes de cada língua que o aluno aprende, sendo a Libras sua língua principal e o português a segunda língua. O objetivo deste trabalho é compreender, analisar e documentar práticas e ferramentas pedagógicas usadas em ambiente educacional a fim de proporcionar uma educação inclusiva no contexto bilíngue/bicultural. Em específico, a pesquisa foi realizada em uma escola pública, situada em uma cidade na zona da Mata Mineira que possui um aluno surdo matriculado. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na área da Linguística Aplicada, de base etnográfica, cujo método de catalogação dos dados usufruiu da observação participante, diários de campo e fotografias dos materiais didáticos usados em sala de aula no período de 03 meses, em uma escola municipal. O campo no ambiente escolar proporcionou acompanhar o cotidiano em sala de aula e os espaços de atividades pedagógicas extra classe realizadas pelo estudante Surdo. Desse modo, foi possível descrever as interações desse estudante com os professores, alunos e demais funcionários da escola. O campo trouxe reflexões sobre a urgência da composição de profissionais capacitados na escola, o que possibilita transformar o processo de alfabetização de um aluno Surdo a partir do desenvolvimento de suas habilidades intelectuais, através de ferramentas e práticas pedagógicas desenvolvidas para atender suas necessidades, viabilizando a criação de um ambiente inclusivo capaz de abranger o contexto de alfabetização bilíngue/bicultural. Os resultados indicam que a preparação do profissional para receber um aluno Surdo em sala de aula é um fator de extrema importância, visto que apenas as intérpretes possuíam conhecimento da Libras e suas especificidades culturais. Por fim, conclui-se que é necessária a elaboração de materiais mais imagéticos que textuais para o uso no espaço escolar e em salas de aula, com informações mais visuais e a sinalização de áreas que os alunos têm acesso, como biblioteca, diretoria, cantina, banheiros. Reconhecer a importância da formação de profissionais para que estejam preparados para atuar tanto na elaboração e adaptação de materiais didáticos quanto na comunicação direta com o aluno, mesmo em situações simples como permissão para ir ao banheiro ou informar que a atividade está errada, sem depender inteiramente do intermédio de intérpretes, contribuindo para que estes alunos sejam capazes de expandirem suas habilidades por meio da equidade e reconhecerem seus papéis na sociedade.
Palavras-chave Inclusão, educação de surdos, alfabetização bilíngue/bicultural.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,61 segundos.