ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Probabilidade e estatística |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Guilherme Fernandes Castro de Oliveira |
Orientador | GUARACI DE LIMA REQUENA |
Título | O que está acontecendo neste gráfico? O observar e se questionar como estratégia no ensino de Estatística |
Resumo | Desde o ano de 2017, o renomado jornal norte-americano The New York Times estabeleceu uma parceria com a Associação Americana de Estatística (ASA) para criar uma coluna intitulada "O que está acontecendo neste gráfico?". Essa coluna tem como objetivo desafiar os leitores a exercitar uma estratégia chamada "observar e se questionar". A proposta consiste em publicar um infográfico previamente utilizado em alguma reportagem, porém sem informações reveladoras, como títulos e legendas, deixando subentendida a mensagem transmitida pelo gráfico. Os leitores são convidados a praticar essa estratégia ao longo de uma semana. Inicialmente, devem observar as características explícitas presentes no gráfico, como as cores utilizadas e as formas representadas. Em seguida, são incentivados a questionar-se sobre os aspectos subjacentes ao gráfico: como os dados foram coletados, qual é a população-alvo, quais foram as razões para a medição das variáveis, entre outras questões pertinentes. Após a fase de observação e questionamento, os leitores são desafiados a responder à pergunta central: "O que está acontecendo neste gráfico?". Ao final do período estabelecido, o jornal divulga o infográfico original juntamente com a reportagem correspondente, enquanto a ASA oferece comentários e insights sobre os conceitos estatísticos envolvidos no gráfico em questão. Essa estratégia tem sido amplamente utilizada em escolas fora do Brasil, e o presente projeto visa estudar a sua aplicação no contexto educacional brasileiro, utilizando gráficos que fazem parte do dia a dia dos alunos. A hipótese levantada é de que essa abordagem pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da literacia estatística dos estudantes. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é não apenas introduzir a/o orientanda/o no estudo e pensamento científico, mas também examinar os impactos da estratégia de ensino "observar e se questionar" em uma realidade brasileira. Até o momento, não temos conhecimento de projetos semelhantes realizados no Brasil, o que torna essa iniciativa inédita e promissora. |
Palavras-chave | ensino de estatística, literacia estatística, observar e se questionar |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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