"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19507

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Cristina da Rocha Silva
Orientador FABRICIO SETTE ABRANTES SILVEIRA
Outros membros Isabela Cristina Severiano Moreira, Nayara Rodrigues Lage, Thamara Folhaça Rosado, Wanessa Aparecida Pedrosa
Título O primeiro contato dos discentes do curso de enfermagem com cadáveres na disciplina de anatomia humana: relato de experiência.
Resumo Descrição do Tema Central do Trabalho/ Público-alvo/ Justificativa: O estudo da anatomia humana é essencial para o futuro profissional de Enfermagem. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), os discentes do primeiro período do curso de enfermagem tem a oportunidade de estudar a anatomia humana em peças naturais. Essas vivências permitem proporcionar o aprendizado prático e uma visão realística do corpo humano. Objetivo(s): Relatar a experiência de um grupo de estudantes no primeiro contato com o cadáver na disciplina de anatomia humana. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, envolvendo alunos primeiro período do curso de Enfermagem da UFV. Para elucidar os objetivos propostos, foram realizadas rodas de conversas, contemplando cinco integrantes que compuseram a bancada de estudos da disciplina em questão, durante o primeiro semestre letivo do presente ano. Resultados alcançados até o momento: Ao compilar os relatos da roda de conversa, observou-se uma experiência inicial de desconforto no primeiro contato com o cadáver, envolvendo emoções diversas, predominando a apreensão, o receio e a curiosidade. No decorrer das aulas, houve um consenso nos relatos dos participantes do estudo no que tange a uma melhora na capacidade de lidar com a situação, superando o desconforto inicial e desenvolvendo maior tranquilidade no estudo da anatomia humana. Evidenciou-se ainda, que a oportunidade de estudar a anatomia humana utilizando o cadáver, despertou uma maior sensibilidade para a futura prática clínica, promovendo uma reflexão mediante a abordagem do paciente, buscando reconhecer e valorizar a história vivenciada por cada indivíduo, em corpo, alma e espírito. Conclusões: O primeiro contato com o cadáver no estudo da anatomia humana promoveu um misto de emoções, desafios e superação. Para além disso, despertou reflexões relevantes para a prática clínica dos futuros enfermeiros, proporcionando aprendizado profissional e pessoal, despertando um olhar de respeito e gratidão ao cadáver desconhecido.




Descritores: Anatomia Humana, Enfermagem, Vivências.
Palavras-chave Anatomia Humana, Enfermagem, Vivências.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.