"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19502

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Iâmara Pereira dos Santos
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Gabriel de Souza Spinola, Henrique Barbosa da Silva
Título A Residência Pedagógica na formação docente
Resumo O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que se propõe a fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura, contribuir para a construção da identidade profissional docente dos futuros professores, valorizar a experiência dos professores da Educação Básica na preparação dos licenciandos para sua futura atuação profissional, além de estimular a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. O objetivo deste resumo é trazer reflexões sobre os desafios vivenciados por residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Escola Estadual Prof. Samuel João de Deus, em Paula Cândido - MG, destacando a importância do PRP no processo de aprendizado entre futuros professores e alunos da Educação Básica. Conhecer a realidade dos estudantes que se encontram em um contexto de uma cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, no interior de Minas Gerais, tem nos mostrado que 24 quilômetros, distância entre a escola e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), às vezes é maior do que imaginamos. Conhecer e entender o contexto dos estudantes é de suma importância para que o professor prepare a aula de forma adequada à realidade deles. No entanto, nesse processo, nos deparamos com relatos e vivências que nos deixam em uma posição limitada. Mesmo que seja desejo do professor criar um ambiente de infinitas possibilidades, nem sempre é possível transformar a realidade do discente fora do contexto escolar, ou seja, em casa ou na rua. A metodologia adotada pelo programa incentiva os residentes a atuarem de forma engajada, sendo responsáveis por algumas turmas, interagindo ativamente com os alunos e a escola, elaborando e ministrando aulas, provas e atividades. Além de atuar diretamente na sala de aula, o residente também é incentivado a avaliar criticamente sua prática docente, por meio do uso do Diário Reflexivo, que permite registrar reflexões e experiências pessoais relacionadas à docência, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, e desenvolver uma consciência crítica sobre o impacto no processo de ensino e aprendizagem. Essa prática contribui para a construção de uma identidade profissional sólida, além de uma aprendizagem significativa e transformadora. Também é feita uma avaliação mensal do desempenho de cada residente com os preceptores. E dentre os avanços, desafios e dificuldades, percebemos que o programa tem gerado bons resultados no que diz respeito ao aprendizado e entendimento do que é ser professor. A docência é cheia de desafios, mas é possível aprender a lidar com eles e vale muito a pena. O programa tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento e formação dos licenciandos, evidenciando a importância de uma preparação crítica, colaborativa, científica e reflexiva para a prática pedagógica.
Palavras-chave Formação de professores, reflexão, prática docente
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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