Resumo |
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que se propõe a fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura, contribuir para a construção da identidade profissional docente dos futuros professores, valorizar a experiência dos professores da Educação Básica na preparação dos licenciandos para sua futura atuação profissional, além de estimular a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. O objetivo deste resumo é trazer reflexões sobre os desafios vivenciados por residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Escola Estadual Prof. Samuel João de Deus, em Paula Cândido - MG, destacando a importância do PRP no processo de aprendizado entre futuros professores e alunos da Educação Básica. Conhecer a realidade dos estudantes que se encontram em um contexto de uma cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, no interior de Minas Gerais, tem nos mostrado que 24 quilômetros, distância entre a escola e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), às vezes é maior do que imaginamos. Conhecer e entender o contexto dos estudantes é de suma importância para que o professor prepare a aula de forma adequada à realidade deles. No entanto, nesse processo, nos deparamos com relatos e vivências que nos deixam em uma posição limitada. Mesmo que seja desejo do professor criar um ambiente de infinitas possibilidades, nem sempre é possível transformar a realidade do discente fora do contexto escolar, ou seja, em casa ou na rua. A metodologia adotada pelo programa incentiva os residentes a atuarem de forma engajada, sendo responsáveis por algumas turmas, interagindo ativamente com os alunos e a escola, elaborando e ministrando aulas, provas e atividades. Além de atuar diretamente na sala de aula, o residente também é incentivado a avaliar criticamente sua prática docente, por meio do uso do Diário Reflexivo, que permite registrar reflexões e experiências pessoais relacionadas à docência, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, e desenvolver uma consciência crítica sobre o impacto no processo de ensino e aprendizagem. Essa prática contribui para a construção de uma identidade profissional sólida, além de uma aprendizagem significativa e transformadora. Também é feita uma avaliação mensal do desempenho de cada residente com os preceptores. E dentre os avanços, desafios e dificuldades, percebemos que o programa tem gerado bons resultados no que diz respeito ao aprendizado e entendimento do que é ser professor. A docência é cheia de desafios, mas é possível aprender a lidar com eles e vale muito a pena. O programa tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento e formação dos licenciandos, evidenciando a importância de uma preparação crítica, colaborativa, científica e reflexiva para a prática pedagógica. |