ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Química Orgânica |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Nathalia Cristina Alves Silva |
Orientador | LEANDRO JOSE DOS SANTOS |
Título | Proposta de uma aula experimental utilizando casca de arroz e suas cinzas para auxiliar em um processo de purificação |
Resumo | A utilização de técnicas experimentais é uma alternativa didática importante no processo de ensino aprendizagem. Todavia, as atividades práticas dos cursos de Química (técnico, licenciatura e bacharelado) dificilmente são pensadas de forma sustentável e com problemáticas reais. Para favorecer a expansão de um ensino de Química mais sustentável e um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem, é necessário que os professores proponham experimentos que tenham uma perspectiva ambiental, de forma a instigar os estudantes dentro da cultura científica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é propor uma aula experimental de cunho ambiental para a disciplina de Química Orgânica Experimental para o ensino superior. Para isso será utilizada a casca de arroz (CA) e as cinzas da casca de arroz (CCA) como adsorventes de impurezas presentes na glicerina. Antes de planejar a aula experimental, a capacidade adsorvente da casca de arroz foi investigada usando como amostra uma solução aquosa de refrigerante de uva 50 % v/v. Nessa etapa foi verificada a adsorção de impurezas coloridas da solução aquosa do refrigerante por meio de diferentes amostras de CA e de CCA. Posteriormente, foi evidenciada a capacidade adsorvente, com as melhores amostras de CA e CCA, das impurezas coloridas da glicerina, previamente obtida a partir da síntese de biodiesel. Metodologicamente, o planejamento da aula iniciou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre educação ambiental, ensino por experimentação, ensino CTSA e resíduos sólidos. Na sequência foi desenvolvido o plano de aula experimental utilizando como abordagem principal a verificacional. Na proposta experimental serão comparadas as capacidades adsorventes da CA, da CCA e do carvão ativado no processo de purificação da glicerina. Além dos conteúdos relacionados ao processo de purificação da glicerina, a aula foi elaborada visando favorecer discussões referentes a sustentabilidade. Durante a elaboração da proposta de aula, em cada evento, foram planejadas abordagens comunicativas, de forma a favorecer o ensino, a aprendizagem, a compreensão e aplicação dos conceitos químicos relacionados. A proposta de uma abordagem experimental verificacional com perspectiva ambiental para o ensino de química, tem o potencial de trazer uma série de benefícios significativos, ao criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e relevante. Essa abordagem estimula o desenvolvimento de habilidades científicas, consciência ambiental e pensamento crítico nos alunos. Além disso, ela favorece a compreensão de conceitos químicos e sua aplicação prática, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real e se tornarem cidadãos com consciência ambiental. |
Palavras-chave | Aula Experimental, Casca de Arroz, Reutilização de Resíduos |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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