"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19492

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Orgânica
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Nathalia Cristina Alves Silva
Orientador LEANDRO JOSE DOS SANTOS
Título Proposta de uma aula experimental utilizando casca de arroz e suas cinzas para auxiliar em um processo de purificação
Resumo A utilização de técnicas experimentais é uma alternativa didática importante no processo de ensino aprendizagem. Todavia, as atividades práticas dos cursos de Química (técnico, licenciatura e bacharelado) dificilmente são pensadas de forma sustentável e com problemáticas reais. Para favorecer a expansão de um ensino de Química mais sustentável e um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem, é necessário que os professores proponham experimentos que tenham uma perspectiva ambiental, de forma a instigar os estudantes dentro da cultura científica.
Neste sentido, o objetivo deste trabalho é propor uma aula experimental de cunho ambiental para a disciplina de Química Orgânica Experimental para o ensino superior. Para isso será utilizada a casca de arroz (CA) e as cinzas da casca de arroz (CCA) como adsorventes de impurezas presentes na glicerina.
Antes de planejar a aula experimental, a capacidade adsorvente da casca de arroz foi investigada usando como amostra uma solução aquosa de refrigerante de uva 50 % v/v. Nessa etapa foi verificada a adsorção de impurezas coloridas da solução aquosa do refrigerante por meio de diferentes amostras de CA e de CCA. Posteriormente, foi evidenciada a capacidade adsorvente, com as melhores amostras de CA e CCA, das impurezas coloridas da glicerina, previamente obtida a partir da síntese de biodiesel.
Metodologicamente, o planejamento da aula iniciou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre educação ambiental, ensino por experimentação, ensino CTSA e resíduos sólidos. Na sequência foi desenvolvido o plano de aula experimental utilizando como abordagem principal a verificacional. Na proposta experimental serão comparadas as capacidades adsorventes da CA, da CCA e do carvão ativado no processo de purificação da glicerina. Além dos conteúdos relacionados ao processo de purificação da glicerina, a aula foi elaborada visando favorecer discussões referentes a sustentabilidade.
Durante a elaboração da proposta de aula, em cada evento, foram planejadas abordagens comunicativas, de forma a favorecer o ensino, a aprendizagem, a compreensão e aplicação dos conceitos químicos relacionados. A proposta de uma abordagem experimental verificacional com perspectiva ambiental para o ensino de química, tem o potencial de trazer uma série de benefícios significativos, ao criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e relevante. Essa abordagem estimula o desenvolvimento de habilidades científicas, consciência ambiental e pensamento crítico nos alunos. Além disso, ela favorece a compreensão de conceitos químicos e sua aplicação prática, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real e se tornarem cidadãos com consciência ambiental.
Palavras-chave Aula Experimental, Casca de Arroz, Reutilização de Resíduos
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,71 segundos.