"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19491

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Paula dos Santos Silva
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Bruna Olivia da Silva Lopes, Jéssica Soares de Paula, Kéllen Cristine Barbosa, Silvania Carla de Souza Paula
Título Elaboração do projeto e construção da Horta Recanto Verde: uma ação didática interligada ao Ensino de Ciências da Natureza
Resumo O presente trabalho apresenta um relato de experiência de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O núcleo Educação do Campo do PIBID/UFV, Edição 2022, iniciou suas atividades em novembro de 2022, tendo como foco o Ensino de Ciências da Natureza e a formação de educadores do campo. Foram desenvolvidas atividades na Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), localizada na Capivara, Zona Rural do município de São Miguel do Anta - MG. A construção da horta é uma das ações do projeto e foi nomeado "Recanto Verde" pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio. O objetivo do projeto é apresentar as múltiplas possibilidades de ensinar conteúdo de Ciências da Natureza para além da sala de aula, no espaço educativo da horta, explorando temáticas como alimentação saudável, elementos químicos do solo, adubo orgânico, compostagem, ciclos biogeoquímicos, fenômenos físico/químico, processos de transformações química, dentre outras temáticas possíveis. Espaço que possibilita o uso principalmente pelos professores de biologia, química e física, mas se integra como ferramenta para o ensino interdisciplinar, articulando conteúdos para além das Ciências da Natureza. Na implantação do projeto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, baseando-se na aplicação de questionário de caráter exploratório para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, durante as aulas do itinerário de Ciências da Natureza (CN) do Novo Ensino Médio. Existência de cultivo em suas casas, alimentos que mais consumiam e que gostariam de ter na horta Recanto Verde foram algumas das questões levantadas neste primeiro momento com os estudantes. A partir da análise das respostas realizou-se a criação de um espaço em conjunto com os estudantes, que além de auxiliar no processo educativo, as verduras e legumes cultivadas por eles podem ser introduzidas na alimentação escolar. No espaço também foi construída uma composteira para o descarte do lixo orgânico da escola, que antes era feito sem nenhum cuidado, para posteriormente retornar ao solo como adubo orgânico. A implantação e acompanhamento da horta pelos estudantes vem de encontro com o objetivo do itinerário de CN que é o aprofundamento de conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes conceitos em contextos sociais e de trabalho, permitindo investigar, analisar e discutir situações-problema que surjam de diferentes contextos socioculturais, além de compreender e interpretar leis, teorias e modelos, aplicando-os na resolução de problemas individuais, sociais e ambientais. Conclui-se que a horta educativa no ambiente escolar, possibilita ao longo da vida da comunidade escolar novos conhecimentos, experiências, trazendo a realidade cotidiana vivenciada pelos estudantes, uma vez que em sua grande maioria são do campo.
Palavras-chave Educação do Campo, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Ensino de Ciências da Natureza
Forma de apresentação..... Painel
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