"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19485

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Julia Vasconcelos Albergaria Santos
Orientador CERES MATTOS DELLA LUCIA
Outros membros Larissa Souza Ferreira, Maria Alice Spadarotto Neves Aguiar, Thiago Barboza Salvador, Yasmin Soares Magalhães
Título Como atender ao público infantil: importância da discussão sobre as orientações, recomendações gerais e atendimento de crianças neuro divergentes
Resumo O ato de se alimentar promove inúmeros benefícios aos seres humanos e, na infância, esta ação se faz ainda mais importante devido às influências no crescimento e desenvolvimento infantil. Promover uma alimentação equilibrada tanto em quantidade quanto em qualidade é fundamental para a criação de hábitos alimentares que irão favorecer a promoção e qualidade de vida. Desta forma, o acompanhamento nutricional se mostra de grande relevância para este processo, principalmente quando se trata da atenção à saúde de crianças neuro divergentes. Este público necessita de um cuidado mais específico, devido as suas necessidades advindas da sua condição neuro atípica. Portanto, a execução de uma palestra com ênfase em “Como atender ao público infantil: orientações, recomendações gerais e atendimento de crianças neuro divergentes”, torna-se importante para fomentar a difusão de conhecimentos em relação à temática de forma mais acessível para os estudantes de graduação da Universidade Federal de Viçosa. O evento ocorreu no dia 30 de maio de 2023, às 19:00 pela plataforma Google Meet, com o tempo de duração de duas horas, contando com a presença de duas nutricionistas, uma delas especializada em Seletividade Alimentar e Introdução Alimentar, e outra especializada em atendimento à criança com Transtorno do Espectro Autista. A palestra foi organizada pelos alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET-Nutrição) da Universidade Federal de Viçosa. Ao final do evento, os participantes responderam a um formulário de feedback. Todos os dados foram computados pelo Google Forms e, posteriormente, tabulados no Excel, para a computação tanto das inscrições, quanto das dúvidas e feedbacks. Obteve-se como resultado 19 respostas de feedback, em que 94,7% dos participantes acharam que a organização do evento foi “Ótima”, assim como o tempo destinado para dúvidas. Em relação ao tema abordado e apresentação das palestrantes, 100% dos participantes acreditaram que tenha sido “Ótimo”. Entretanto, para a divulgação, 21,1% do público consideraram “Bom” e 78,9% consideraram “Ótimo”. A partir dos resultados obtidos, observa-se que a hipótese de relevância do evento e interesse por parte da comunidade acadêmica é concreta, devido ao alto engajamento do público. Além disso, percebe-se que a divulgação de eventos desse tipo constitui um ponto de melhoria e pode estar impedindo resultados ainda melhores.
Palavras-chave criança, atendimento, autismo
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.