Resumo |
O ato de se alimentar promove inúmeros benefícios aos seres humanos e, na infância, esta ação se faz ainda mais importante devido às influências no crescimento e desenvolvimento infantil. Promover uma alimentação equilibrada tanto em quantidade quanto em qualidade é fundamental para a criação de hábitos alimentares que irão favorecer a promoção e qualidade de vida. Desta forma, o acompanhamento nutricional se mostra de grande relevância para este processo, principalmente quando se trata da atenção à saúde de crianças neuro divergentes. Este público necessita de um cuidado mais específico, devido as suas necessidades advindas da sua condição neuro atípica. Portanto, a execução de uma palestra com ênfase em “Como atender ao público infantil: orientações, recomendações gerais e atendimento de crianças neuro divergentes”, torna-se importante para fomentar a difusão de conhecimentos em relação à temática de forma mais acessível para os estudantes de graduação da Universidade Federal de Viçosa. O evento ocorreu no dia 30 de maio de 2023, às 19:00 pela plataforma Google Meet, com o tempo de duração de duas horas, contando com a presença de duas nutricionistas, uma delas especializada em Seletividade Alimentar e Introdução Alimentar, e outra especializada em atendimento à criança com Transtorno do Espectro Autista. A palestra foi organizada pelos alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET-Nutrição) da Universidade Federal de Viçosa. Ao final do evento, os participantes responderam a um formulário de feedback. Todos os dados foram computados pelo Google Forms e, posteriormente, tabulados no Excel, para a computação tanto das inscrições, quanto das dúvidas e feedbacks. Obteve-se como resultado 19 respostas de feedback, em que 94,7% dos participantes acharam que a organização do evento foi “Ótima”, assim como o tempo destinado para dúvidas. Em relação ao tema abordado e apresentação das palestrantes, 100% dos participantes acreditaram que tenha sido “Ótimo”. Entretanto, para a divulgação, 21,1% do público consideraram “Bom” e 78,9% consideraram “Ótimo”. A partir dos resultados obtidos, observa-se que a hipótese de relevância do evento e interesse por parte da comunidade acadêmica é concreta, devido ao alto engajamento do público. Além disso, percebe-se que a divulgação de eventos desse tipo constitui um ponto de melhoria e pode estar impedindo resultados ainda melhores. |