"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19475

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Engenharia agrícola
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Vitoria Delveaux Oliveira Araujo
Orientador Luciana Pimenta Ambrozevicius
Outros membros Helena Pan Rugeri, Rita de Cassia Mota Monteiro
Título Limite Máximo de Resíduo (LMR) de Pesticidas: uma ferramenta de sustentabilidade e de acesso a mercados
Resumo RESUMO: Este trabalho consiste na coleta e compilação das regulamentações de LMR de parceiros comerciais importantes e produtos-chave exportados. O objetivo foi desenvolver um sistema piloto para consultar os LMRs vigentes nos países importadores, por produto. Inicialmente, foram abordados cinco produtos e quatro países importadores. A inclusão de informações de outros países, produtos agrícolas e integração com outros sistemas, ocorrerá levando em consideração o feedback dos usuários.


INTRODUÇÃO
O LMR é a quantidade máxima de resíduo do pesticida oficialmente aceita em alimentos e rações, quando aplicados corretamente conforme as Boas Práticas Agrícolas (BPA). A quantidade encontrada nos alimentos deve ser a mais baixa possível e segura para os consumidores. Internacionalmente, o Codex Alimentarius harmoniza as regulamentações de pesticidas entre países. O comitê responsável por estabelecer os LMRs é o Codex Committee on Pesticide Residues (CCPR), que avalia o risco com base em evidências científicas. Além dos LMRs do Codex, alguns países estabelecem seus próprios limites, criando barreiras ao comércio internacional.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho foi criar um sistema de consulta de LMRs para facilitar o acesso às informações atualizadas através da elaboração de um banco de dados para subsidiar o desenvolvimento de um projeto-piloto de consulta.
DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES
A base do projeto foi a coleta e a compilação de dados da regulamentação sobre os LMRs de parceiros comerciais e de produtos-chave exportados. A iniciativa visa auxiliar o exportador sobre os limites estabelecidos, a fim de informar sobre os pesticidas com uso regulamentado para determinados produtos vegetais, e seus limites domésticos e no comércio internacional.
O LMR é um parâmetro estabelecido por cada país. Na consulta, os valores foram compilados constando o princípio ativo do pesticida e o limite máximo de resíduos para cada cultura (Amendoim, Café, Feijão, Milho e Soja) de cada país pesquisado (Estados Unidos, China, Egito e o bloco econômico da União Europeia).
Foram consultados os valores de LMR do Codex Alimentarius e nos sites oficiais dos Governos do Brasil, China, Egito, Estados Unidos e União Europeia. Os procedimentos variaram dependendo do país e da estruturação das informações contidas nos sites. Além do banco de dados, o Projeto Piloto é composto por um Guia de Consulta e de Links úteis para o usuário.
RESULTADOS ALCANÇADOS
O projeto-piloto pode ser consultado através do Link https:lookerstudio.google.com/u/0/reporting/142cb1b0-e23d-473c-8622-fc76cdb5731f/page/W3w8C A Figura 1 mostra a interface do projeto e a Figura 2 uma pesquisa através da commoditie amendoim, na China, com 32 ingredientes ativos.



Referência:
https:
lookerstudio.google.com/u/0/reporting/142cb1b0-e23d-473c-8622-fc76cdb5731f/page/W3w8C
Palavras-chave Limite Máximo de Resíduos (LMR), Sustentabilidade Ambiental, Barreira ao Comércio Internacional.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.