"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19468

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabella Vitória Frias e Costa
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Camila Ferreira Mafra, Rafaelly Maria da Silva Lucindo
Título Residência Pedagógica na prática de formação de professores.
Resumo O presente trabalho visa descrever a experiência de três graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa/UFV e residentes do programa de aperfeiçoamento de professores intitulado “Residência Pedagógica”. Esta ação é uma Política Nacional de Formação de Professores que visa incrementar a formação de licenciados por meio da articulação teoria/prática nas diversas instituições públicas de Educação Básica, compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação Especial, promovendo parcerias entre as escolas e a Universidade gerando conhecimento e um maior protagonismo e maior valorização das experiências na preparação dos licenciandos para futura atuação profissional, induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Nestas modalidades, as estudantes trabalharam com o projeto “Histórias de Ruth Rocha” que visa auxiliar professores na alfabetização e defasagem de leitura e escrita. As histórias desta autora oportunizam diversão, criatividade e pensamento crítico, fato observado que realmente foi despertado nas crianças, contribuindo para cidadãos mais autônomos e livres. Utilizando histórias da autora, foi possível realizar a apresentação da obra "Bom dia, todas as cores!" para todas as turmas da instituição, diante do exposto foi possível observar diferenças nas interpretações conforme as séries. Para a Educação Infantil, o que se destacou foi identificar, diferenciar as cores e no Ensino Fundamental, tiveram um entendimento mais figurado, como a moral da história, a lição de um convívio independente do gosto de cada indivíduo, em que devemos principalmente agradar a nós mesmos. Todas as ações realizadas pelas residentes dentro do espaço escolar foram construídas a partir das necessidades de cada turma, em que foram realizadas reuniões junto a preceptora que coordena a equipe, a fim de fortalecer o desenvolvimento em conjunto e atender as distintas turmas atribuindo um mesmo tema. No que diz respeito à inserção das estudantes do curso de Pedagogia no âmbito escolar, é notório observar que a teoria e a prática estão lado a lado nessa caminhada da busca pela educação de qualidade, com profissionais capacitados para atender as distintas especificidades que o meio social tão forte como meio escolar visa criar cidadãos pensantes em suas decisões.
Palavras-chave Residência Pedagógica, formação, crianças.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.