"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19462

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geisiane Pinto Bitencourt
Orientador LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Outros membros Laísa Medina Silva, Maria Aparecida Valentim de Sousa de Leite
Título Pequenos artistas: Explosão de cores naturais
Resumo Este trabalho consiste em um projeto de ensino com o objetivo principal de permitir que as crianças construam conhecimentos sobre o tema "cores naturais". Intitulamos o projeto de "Pequenos Artistas: Explosão de Cores Naturais". O público-alvo é composto por doze crianças e suas respectivas famílias que frequentam a sala 1 do turno da manhã do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, essas crianças têm idades entre 1 ano e três meses e 2 anos e dois meses. Para abordar essa proposta, utilizamos o trabalho com projetos, por meio de atividades lúdicas. O projeto surgiu a partir de observações diárias desse grupo de crianças, nas quais demonstraram interesse ao brincar e observar as cores presentes em objetos, brinquedos, animais e elementos não estruturados. Durante as atividades no LDI, as crianças manifestam interesses diversos, trazendo o que encontram e, especialmente, o que desperta seu interesse. Brincam e fazem associações em termos de tamanho, cores, entre outros aspectos. Dessa forma, as crianças vão descobrindo o mundo colorido que as cerca e as transformações de vida que ocorrem nos espaços naturais coletivos e ao redor do LDI. Considerando essa perspectiva, o tema é de suma importância, pois, por meio da convivência com diferentes possibilidades e experimentações, desperta-se o pequeno explorador que pesquisa e busca conhecimento. Portanto, sentimos a necessidade de trabalhar algo significativo para as crianças, que são as protagonistas do projeto. As atividades estão sendo planejadas com base na teoria construtivista, na qual a criança é ativa em seu processo de construção do conhecimento. A proposta inclui atividades lúdicas envolvendo músicas, histórias, atividades sensoriais e outras ações planejadas pela equipe docente. Para o desenvolvimento do projeto, realizamos diariamente levantamento de ideias e observações em relação às curiosidades que as crianças têm sobre o tema, proporcionando-lhes mais oportunidades de explorar os ambientes externos e vivenciar experiências com a natureza, contextualizando assim o mundo encantador para elas. A metodologia utilizada consistirá no desenvolvimento de atividades lúdicas que abrangem as múltiplas linguagens, além da utilização de fichas de gravura, fotos, papel, tintas naturais, lápis, canetas, recursos naturais e seus elementos. A coleta de dados será realizada por meio de registros escritos e fotográficos das crianças durante as vivências e experiências no cotidiano da sala 1 turno manhã. Até o momento, os resultados destacam-se pelo envolvimento e participação ativa das crianças nas atividades realizadas. Proporcionamos ao grupo de crianças ricas oportunidades de compreender o mundo, levando-as a experiências de observação e experimentação.
Palavras-chave cores naturais, brincar, lúdico.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.