Resumo |
Este trabalho consiste em um projeto de ensino com o objetivo principal de permitir que as crianças construam conhecimentos sobre o tema "cores naturais". Intitulamos o projeto de "Pequenos Artistas: Explosão de Cores Naturais". O público-alvo é composto por doze crianças e suas respectivas famílias que frequentam a sala 1 do turno da manhã do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, essas crianças têm idades entre 1 ano e três meses e 2 anos e dois meses. Para abordar essa proposta, utilizamos o trabalho com projetos, por meio de atividades lúdicas. O projeto surgiu a partir de observações diárias desse grupo de crianças, nas quais demonstraram interesse ao brincar e observar as cores presentes em objetos, brinquedos, animais e elementos não estruturados. Durante as atividades no LDI, as crianças manifestam interesses diversos, trazendo o que encontram e, especialmente, o que desperta seu interesse. Brincam e fazem associações em termos de tamanho, cores, entre outros aspectos. Dessa forma, as crianças vão descobrindo o mundo colorido que as cerca e as transformações de vida que ocorrem nos espaços naturais coletivos e ao redor do LDI. Considerando essa perspectiva, o tema é de suma importância, pois, por meio da convivência com diferentes possibilidades e experimentações, desperta-se o pequeno explorador que pesquisa e busca conhecimento. Portanto, sentimos a necessidade de trabalhar algo significativo para as crianças, que são as protagonistas do projeto. As atividades estão sendo planejadas com base na teoria construtivista, na qual a criança é ativa em seu processo de construção do conhecimento. A proposta inclui atividades lúdicas envolvendo músicas, histórias, atividades sensoriais e outras ações planejadas pela equipe docente. Para o desenvolvimento do projeto, realizamos diariamente levantamento de ideias e observações em relação às curiosidades que as crianças têm sobre o tema, proporcionando-lhes mais oportunidades de explorar os ambientes externos e vivenciar experiências com a natureza, contextualizando assim o mundo encantador para elas. A metodologia utilizada consistirá no desenvolvimento de atividades lúdicas que abrangem as múltiplas linguagens, além da utilização de fichas de gravura, fotos, papel, tintas naturais, lápis, canetas, recursos naturais e seus elementos. A coleta de dados será realizada por meio de registros escritos e fotográficos das crianças durante as vivências e experiências no cotidiano da sala 1 turno manhã. Até o momento, os resultados destacam-se pelo envolvimento e participação ativa das crianças nas atividades realizadas. Proporcionamos ao grupo de crianças ricas oportunidades de compreender o mundo, levando-as a experiências de observação e experimentação. |