"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19436

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Maria Eduarda Gonçalves Xavier
Orientador PATRICIA APARECIDA FONTES VIEIRA
Outros membros GLAUCE DIAS DA COSTA, Graziele dos Santos da Conceição Gonçalves, Larissa Rodrigues Barbosa, Laura Soares Fraga, Maria Emanuela Damasceno Vieira Dias
Título Os quatro pilares da educação como base para as oficinas de nutrição e saúde realizadas em uma instituição filantrópica no bairro de Nova Viçosa, Viçosa – MG.
Resumo Introdução: Os quatro pilares da aprendizagem são considerados os “quatro pilares da educação”, sobre os quais deve estar apoiada a educação neste século. São eles: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos de compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio existente; aprender a conviver, a fim de participar e cooperar, além de aprender a viver em sociedade; aprender a ser, via essencial que integra as três anteriores. Essas quatro aprendizagens devem ter o mesmo peso no processo educacional. Dessa forma, os quatro pilares são conceitos de fundamentos da educação e contemplam tanto questões cognitivas, quanto questões do relacionamento humano. Os dois primeiros pilares abordam o processo de produção de conhecimento, enquanto os outros proporcionam uma reflexão acerca do papel do cidadão e o objetivo de vida. O PROSSAN (Projeto de Promoção da Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional) é um projeto de extensão do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, criado em 2014 (PRJ-255/2014), em parceria com a APOV, uma instituição filantrópica localizada no bairro Nova Viçosa, Viçosa – MG, que atende atualmente 140 crianças e jovens. Objetivos: Esse projeto tem como objetivo a promoção de saúde, tendo como base os quatro pilares da educação para promover ações de saúde e nutrição, a educação alimentar e nutricional. Ademais, possui um olhar para a nutrição comportamental e visa a autonomia e participação ativa das crianças. Principais ações: O projeto realiza oficinas com duas turmas, uma com 9 alunos de 4 a 5 anos e outra com 16 alunos de 6 a 9 anos. No ano de 2023 foram feitas oficinas com intuito de ensinar todo o processo do alimento até que ele chegue à mesa para ser consumido, como o plantio, a colheita e a diversas formas de preparação do mesmo. Além disso, foram introduzidos alguns grupos alimentares como frutas, vegetais e hortaliças, leguminosas e cereais. Em todas as oficinas as crianças possuem papel principal de autonomia e liberdade para realizarem todo o processo e contam com o auxilio das estagiárias que estão sob supervisão da nutricionista local. Resultados: As oficinas realizadas até o momento tiveram resultados positivos, uma vez que os alunos se mostram extremamente interessados e participam a todo o tempo. Objetivos como a busca por autonomia, o trabalho em equipe, a capacidade de fazer escolhas, o desenvolvimento de novas habilidades, a compreensão e a responsabilidade pessoal foram alcançados com sucesso e de forma promissora. Conclusões: O PROSSAN visa promover a educação alimentar e nutricional por meio das oficinas que se baseiam nos quatro pilares da educação e dessa forma tem como objetivo principal o interesse dos alunos em buscar por uma alimentação saudável de forma com que eles entendam a importância desse hábito, formando pessoas com capacidade de autonomia e liberdade para realização de melhores escolhas.
Palavras-chave Pilares da educação, oficinas de nutrição e saúde, autonomia e participação ativa.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.