Resumo |
O presente trabalho visa refletir sobre um arquivo acadêmico e sua forma de constituição e organização em um recorte temporal específico. Para tanto, busca trazer à luz as memórias dos servidores que trabalharam e trabalham com esse acervo, elucidando aspectos atinentes à forma como este foi gerido ao longo do período em estudo, contribuindo para a sua situação atual. O recorte cronológico desta pesquisa se inicia com a federalização da UFV em 1969 e avança até 2013, abrangendo todo o período de ditadura militar e período de vigência do REUNI. O objetivo foi compreender os diferentes aspectos da trajetória do acervo, bem como as mudanças na estrutura organizacional e administrativa da instituição no contexto nacional, com vistas a refletir sobre os desafios da gestão documental no período, a fim de conhecer o seu teor, suas possibilidades de pesquisa e propor ações eficazes de gestão, organização, disponibilização e difusão cultural. Neste sentido, as fontes selecionadas para a realização desta pesquisa foram: documentos escritos da UFV no período em foco (atas de reuniões, resoluções etc.), legislação federal relacionada ao tema e entrevistas de servidores e gestores da DRE que se envolveram direta ou indiretamente com este acervo acadêmico. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada, de abordagem quanti-qualitativa para um cruzamento maior de dados. Como resultado da pesquisa, foi possível compreender a formação e constituição do acervo acadêmico da DRE-UFV e entender que inexistiu uma gestão documental no período estudado: todas as intervenções que aconteceram no acervo até os dias atuais foram pensadas e definidas pelos gestores do setor e servidores que ali trabalhavam, diante de necessidades imediatas, tais quais a falta de espaço, exigências legais ou solicitações de gestores, professores ou alunos. Atualmente, está acontecendo uma mudança importantíssima, que consiste na digitalização dos documentos físicos. O maior desafio, como pesquisadora inserida no objeto do estudo, foi manter o distanciamento necessário. No entanto, estar no meio permitiu entender melhor as exigências do trabalho e possíveis contribuições para sugerir mudanças e somar esforços para aprimorar a atuação neste setor. Espera-se, por fim, com a descrição do processo de digitalização em andamento, contribuir como fonte de pesquisa e como meio de orientação para outros setores da instituição com idêntica demanda, bem como a outras instituições federais que deverão se adequar às mesmas exigências legais. |