"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19427

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carla Cardoso Nunes
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE, MARCIO GOMES DA SILVA
Título Escola Família Agrícola Dom Luciano: superando desafios e construindo perspectivas com base nos princípios da Educação do Campo
Resumo A Escola Família Agrícola Dom Luciano (EFADL) é um espaço educativo fundamentado nas práticas pedagógicas da Educação do Campo, que proporciona aos jovens do campo a formação de Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia. Através da Pedagogia da Alternância, busca possibilitar a formação integral do educando, necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades no campo profissional, cultural e social, para que possa realizar bem o seu projeto de vida e contribuir com a melhoria do meio social em que vive. Desde a sua fundação, a EFA Dom Luciano vem enfrentando diversos desafios financeiros, organizativos e pedagógicos, tais como a falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, atraso no pagamento dos monitores, alimentação precária, além de documentações pendentes na Superintendência de Ensino Regional. O agravamento de tais problemas/desafios fez com que a EFA Dom Luciano chegasse a uma situação difícil e complicada em 2021, correndo o risco de ter que finalizar suas atividades e fechar as portas. Diante de tal problemática, este trabalho buscou analisar e sistematizar o processo de organização de educadoras/es na elaboração de estratégias de reestruturação da EFA Dom Luciano frente a ameaça de fechamento. Trata-se de pesquisa participante qualitativa ainda não finalizada, desenvolvida com o protagonismo dos sujeitos que participam do funcionamento da escola. Envolveu a identificação das possíveis causas do risco de fechamento vivenciado pela escola e a sistematização das ações coletivas desenvolvidas rumo a sua reestruturação organizativa e pedagógica. Para o desenvolvimento do estudo, realizamos pesquisa bibliográfica com a finalidade de compreender a influência do contexto histórico vivenciado pela EFA na ocorrência dos seus desafios. Realizamos análise de documentos oficiais da escola, buscando compreender seu histórico de estruturação, identificando suas potencialidades e possíveis problemas organizativos e/ou pedagógicos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando a identificação das causas que levaram a EFA Dom Luciano ao risco de fechamento e a compreensão do processo coletivo de desenvolvimento de estratégias rumo a sua reestruturação. Foi utilizado o Diário de Campo para o registro de momentos e informações pertinentes ao alcance dos objetivos da pesquisa, tais como relatos das ações e falas importantes de reuniões. Não foi finalizada a análise dos dados coletados, mas de uma forma geral já se observa que o processo de organização de educadoras/es em busca de estratégias para a reestruturação da EFA resultou em diversas ações, podemos mencionar: a arrecadação de recursos financeiros para melhoramento do espaço/estrutura física da escola, construção/reforma de tecnologias sociais, como por exemplo: a serpentina, composteira, horta, pocilga, etc. Uniu pessoas à escola e à comunidade, fortalecendo-a naquele período delicado de sua existência.
Palavras-chave Pedagogia da Alternância, Coletivo de educadores, Fechamento de Escola
Forma de apresentação..... Painel
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