Resumo |
A Escola Família Agrícola Dom Luciano (EFADL) é um espaço educativo fundamentado nas práticas pedagógicas da Educação do Campo, que proporciona aos jovens do campo a formação de Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia. Através da Pedagogia da Alternância, busca possibilitar a formação integral do educando, necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades no campo profissional, cultural e social, para que possa realizar bem o seu projeto de vida e contribuir com a melhoria do meio social em que vive. Desde a sua fundação, a EFA Dom Luciano vem enfrentando diversos desafios financeiros, organizativos e pedagógicos, tais como a falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, atraso no pagamento dos monitores, alimentação precária, além de documentações pendentes na Superintendência de Ensino Regional. O agravamento de tais problemas/desafios fez com que a EFA Dom Luciano chegasse a uma situação difícil e complicada em 2021, correndo o risco de ter que finalizar suas atividades e fechar as portas. Diante de tal problemática, este trabalho buscou analisar e sistematizar o processo de organização de educadoras/es na elaboração de estratégias de reestruturação da EFA Dom Luciano frente a ameaça de fechamento. Trata-se de pesquisa participante qualitativa ainda não finalizada, desenvolvida com o protagonismo dos sujeitos que participam do funcionamento da escola. Envolveu a identificação das possíveis causas do risco de fechamento vivenciado pela escola e a sistematização das ações coletivas desenvolvidas rumo a sua reestruturação organizativa e pedagógica. Para o desenvolvimento do estudo, realizamos pesquisa bibliográfica com a finalidade de compreender a influência do contexto histórico vivenciado pela EFA na ocorrência dos seus desafios. Realizamos análise de documentos oficiais da escola, buscando compreender seu histórico de estruturação, identificando suas potencialidades e possíveis problemas organizativos e/ou pedagógicos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando a identificação das causas que levaram a EFA Dom Luciano ao risco de fechamento e a compreensão do processo coletivo de desenvolvimento de estratégias rumo a sua reestruturação. Foi utilizado o Diário de Campo para o registro de momentos e informações pertinentes ao alcance dos objetivos da pesquisa, tais como relatos das ações e falas importantes de reuniões. Não foi finalizada a análise dos dados coletados, mas de uma forma geral já se observa que o processo de organização de educadoras/es em busca de estratégias para a reestruturação da EFA resultou em diversas ações, podemos mencionar: a arrecadação de recursos financeiros para melhoramento do espaço/estrutura física da escola, construção/reforma de tecnologias sociais, como por exemplo: a serpentina, composteira, horta, pocilga, etc. Uniu pessoas à escola e à comunidade, fortalecendo-a naquele período delicado de sua existência. |