"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19423

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Bioquímica
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Thatiana Ferraz Ferreira
Orientador RAPHAEL DE SOUZA VASCONCELLOS
Outros membros Joao Pedro Castro da Rocha, Julia Siqueira de Lima, Juliana Rodrigues Silva, Maria Fernanda Barbosa Santana, Matheus Cotta Gomes Sotte, Patrick Adriano Firmo, Pedro Rocha Garcia, Roberto Ferreira dos Reis
Título PET 3D: Uso da Impressora 3D como ferramenta para melhoria na qualidade de ensino em escolas públicas
Resumo A impressão em 3D permite o desenvolvimento de peças diversas e personalizadas, pelo emprego dos processos de modelagem e fatiamento que antecedem a materialização do objeto. A partir das variadas cores e materiais de impressão, as peças produzidas são resultado do alinhamento entre a liberdade da criação e a aplicabilidade e adequação ao objetivo final. Na tentativa de democratizar o acesso à fabricação de objetos tridimensionais feitos sob demanda, o Programa de Educação Tutorial em Bioquímica (PET Bioquímica) elaborou o projeto PET 3D, guiado pela oportunidade de modelar e imprimir peças 3D como materiais de apoio em escolas públicas da região. Para isso, o grupo faz uso da Impressora Ender 3 Pro, adquirida com recursos provenientes do edital financiado pela multa aplicada à empresa Samarco, pelos desastres em Mariana e Bento Rodrigues. Nesse sentido, os petianos foram capacitados pelo Núcleo de Especialização em Robótica (NERo UFV) em modelagem na plataforma Onshape, fatiamento no software Ultimaker Cura e em impressão 3D na impressora Ender 3 Pro. De modo geral, o processo de criação é iniciado pela produção de um modelo digital que elucida a estrutura do objeto e suas dimensões iniciais, com base no interesse da fabricação. Em seguida, o arquivo é submetido ao fatiamento, no qual ocorre seu processamento camada a camada, posicionamento na mesa de impressão, ajuste de parâmetros para melhor resolução, possível redimensionamento e também a tradução para a linguagem aceita pela impressora. Dessa forma, após o fatiamento do objeto no Ultimaker, é possível saber a quantidade de material a ser gasto e o tempo de produção da peça. O arquivo gerado é então entregue à impressora, por meio de um cartão de memória, e a reprodução pode ser feita após aquecimento do bico extrusor, responsável pela deposição do plástico PLA na cor escolhida, e também da mesa na qual o objeto estará fixado. Diante da necessidade de materiais que possam ser manuseados por crianças e adolescentes na elucidação de um conteúdo escolar, o PET 3D atua, em uma de suas vertentes, em parcerias com instituições educacionais para confecção de kits de moléculas, estruturas celulares e bases de equipamentos de uso laboratorial, por exemplo. Assim, em interlocução com o Projeto Social Sinhô-Machado Mariana, promovido pelo PET Bioquímica em parceria com o PET Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, o corpo docente da Escola Municipal Paracatu de Baixo em Mariana, Minas Gerais, recebeu uma impressora 3D e capacitação da modelagem à impressão para idealização e execução dos materiais de auxílio no ensino da grade escolar. Por fim, são indiscutíveis as vantagens da fabricação das peças tridimensionais, que englobam desde a produção de baixo custo à inclusão de alunos com deficiência visual, assim como faz-se relevante o estímulo à abordagem do ensino mais criativo, inclusivo e eficaz.
Palavras-chave PET 3D, Impressão 3D, Peças tridimensionais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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