Resumo |
Introdução: A compreensão da realidade do trabalho de profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para uma melhor solução dos desafios encontrados na prática. O curso Gerenciamento de Processos na Atenção Primária à Saúde - Estratégias para Unidades Básicas de Saúde - SALUS oferta, de forma gratuita, formação complementar, que ajuda na compreensão da aplicação das Práticas Integrativas e Complementares no contexto do atendimento ao indivíduo com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Sistema Único de Saúde, além do desenvolvimento das abordagens em grupos para o enfrentamento das DCNT. O objetivo deste trabalho foi conhecer o perfil dos participantes do referido curso de extensão da Rede para Enfrentamento da Obesidade e Doenças Crônicas (RENOB- MG). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com análise dos dados dos cursistas inscritos entre os meses de março a junho de 2023 e que atuam na Atenção Primária à Saúde. As variáveis estudadas foram: número de inscritos, sexo, idade, estado, cidade, formação acadêmica e número de aprovados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. Resultados: O curso teve um total de 153 inscritos, sendo 80,39% (n=123) do sexo feminino, com média de idade de 35 anos (Dp= 9,708). Em relação à formação acadêmica, dentre aqueles que responderam esta questão (n= 41), encontrou-se que 9,7% (n= 4) são nutricionistas, 7,3% (n= 3 ) enfermeiros, 4,8% (n=2) assistentes sociais, 4,8% (n=2) psicólogos e os demais (75,6%; n=31) de outras profissões como administração pública, educação física, história, gestão ambiental, engenharia civil, fisioterapia, pedagogia, técnico em enfermagem, dentre outros. Até o momento, 26,14% (n= 40) dos cursistas foram aprovados (nota igual ou superior a 70 pontos). Conclusão: Dessa maneira, é possível concluir que o curso possui como principal público mulheres e, dentre os profissionais de saúde, nutricionistas. A modalidade de ensino à distância é uma oportunidade para a formação complementar de profissionais que atuam na APS, mas requer sensibilidade dos gestores públicos para que os profissionais possam se dedicar ao curso. Apoio: Fapemig (CDS-APQ 03954-22) e CNPq/MS/SAPS/DEPROS (442317/2020-4). |