"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19391

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maira Rafaela Gomes Ferreira
Orientador TAMIRES SOUTO SILVA
Outros membros Joziane Clarice Borges, Karen Pires Barbosa, Nathielle Goncalves Arruda
Título Qual seu nome? Gênero, Identidade e Respeito em Sala de Aula.
Resumo O tema abordado está relacionado com individualidades de autoconhecimento presentes no nome, em relação ao gênero, fora da perspectiva binária, identidade e auto-afirmação no ambiente escolar, focando no papel do professor enquanto mediador das relações em sala de aula. Tem como público alvo professores e alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental I, assim como coordenadores pedagógicos, pais e/ou responsáveis. O presente trabalho surgiu a partir de discussões na disciplina de Ensino de História (EDU 467), do curso de Pedagogia, do DPE (Departamento de Educaçao) da UFV (Universidade Federal de Viçosa). O ensino de história pode ser uma ferramenta emancipadora ou de dominação, portanto é necessário que se entenda que nenhum discurso é neutro. Posto isso, se faz importante à aplicação da lei: Lei nº11.465/08 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A partir dessa perspectiva a obra é necessária e relevante por contribuir para a divulgação da temática, desconstruir o senso comum sobre os índigenas, além de contribuir na desnaturalização de gênero da heteronormatividade imposta pela sociedade. Objetiva-se potencializar o debate acerca de gênero e identidade, garantir a aplicabilidade da lei nº11.645/08 nas escolas e produzir uma obra literaria sobre inclusão etnica e de gênero, por entender que existe, ainda, pouco material que dialogue sobre, além da concepção de homem e mulher cisgênero, respeito à diversidade de identidades em sala de aula, auxiliar na formação de professores nas abordagens pedagógica para crianças que fogem do padrão cisgênero. O estudo tem abordagem qualitativa, iniciando-se pela análise de leis e leitura de obras, sendo seguida da entrega de um produto, história literária. Após leituras, abordam-se de maneira artística, pedagógica e lúdica as questões identitárias presentes a partir da pergunta: “Qual o seu nome?”. No primeiro momento foi definido enredo, personagens e diálogos, o próximo passo foi à criação da arte, desenho do personagem entre outro elementos. Conduzindo-se ao resultado de um livro literário que explicita a existência de questões de gênero na infância e indica uma abordagem respeitosa e acolhedora por parte dos educadores através do livreto intitulado “Meu nome é…”, no qual questões identitárias são identificadas e trabalhadas de maneira leve e divertida. Conclui-se que a promoção de debates de gêneros e identidades em sala de aula deve ser em uma linguagem acessível para crianças e com possíveis propostas de adaptações lúdicas como a contação de histórias, necessita-se que professores tenham uma conduta respeitosa e acolhedora com alunos que não se sentem confortáveis com o nome de registro e/ou preferem ser tratados de outra forma, a valorização da diversidade e contribuir para o acervo de conteúdos LGBTQIAP+ presentes em sala de aula.
Palavras-chave Gênero, identidade, educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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