"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19388

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Raissa Santos Valeriano
Orientador JONAS MARCAL DE QUEIROZ
Outros membros Suelen Cecília Vieira Silva
Título Projeto Vozes do Novo Silvestre
Resumo O Projeto Vozes do Novo Silvestre foi desenvolvido no âmbito do programa de Residência Pedagógica de História na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes. As atividades abrangeram as aulas referentes ao período final da Monarquia e primeiras décadas da República. O objetivo principal foi despertar o senso crítico dos alunos a partir de suas realidades, ou seja, inspirados pela Revolta de Canudos, Contestados, Revolta da Vacina e Movimento Operários foram estimulados a discutir questões relacionadas às insatisfações sociais e várias formas de protesto, reivindicações e outras formas de expressão dos marginalizados. Os alunos compuseram músicas, contendo críticas sociais relacionadas com suas vivências no bairro Novo Silvestre de Viçosa. A metodologia empregada utilizou-se de análise qualitativa de letras de músicas e materiais didáticos em sala de aula para despertar o interesse dos alunos pelo projeto. Entre elas, a música referente ao bairro Nova Viçosa, produzida pelo “Quebrada Cabulosa”, letra do Mc QuartaLetra, interpretada por QuartaLetra, Ramon’s e Teté; A segunda música foi referente às condições de vida nas favelas do Rio de Janeiro atual, cidade que era a capital do país no período estudado. A música escolhida foi Reflexo, escrita e interpretada por Mc Cabelinho em um feat. com BK. Após a exposição das músicas em sala, foi pedido para que, em duplas, os alunos escrevessem suas próprias músicas e expressassem suas opiniões a respeito do bairro onde estudam e moram. Elaboradas as letras, as Residentes montaram a música a partir de trechos das músicas de cada dupla. Para melhor desenvolvimento do projeto, foram feitas parcerias com três mc’s. MartinVocker produziu um beat exclusivo para a turma, no qual gravamos a música final que era a junção de todas as músicas. Os gravaram suas vozes no beat e encaminharam para Theuspac e Robert ODS, que mixaram as vozes dos alunos em cima do beat. A avaliação da atividade teve como critério a dedicação dos alunos e sua capacidade de associar o conteúdo da sala de aula com as críticas à realidade atual do cotidiano deles. Todos atingiram os objetivos com excelência. Como conclusão, a música produzida em sala foi executada e enviada para todos os alunos. Foi visível o contentamento deles ao ouvirem uma música da qual participaram na elaboração e foram os intérpretes. Nas músicas foram abordados temas como: o abandono da comunidade pelas autoridades públicas, a evasão escolar resultante de estudantes envolvidos com a criminalidade, a desigualdade social e o racismo.
Palavras-chave Palavras chaves: Residência Pedagógica, Música, Críticas sociais.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,62 segundos.