"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19382

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Hillary Maria Lemes Farias
Orientador THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES
Título Mercantilização da educação e o ensino de Arte
Resumo Os reformadores empresariais da educação acreditam que a escola no ensino médio deve focar na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que de modo geral diminui a preocupação com a formação íntegra do indivíduo. A educação do ensino médio de qualidade é apresentada nesse contexto para os que possuem condições financeiras de usufruí-la, ou para poucos que através de avaliações para o ingresso conseguem acessá-las, formato inclusive utilizado pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa Coluni (CAp-Coluni) que é meu objeto de estudo neste trabalho. Essa visão mercadológica da educação pode influenciar, por exemplo, no interesse dos alunos por determinadas matérias. Arte, filosofia e sociologia, que são matérias que se propõem a discutir o senso crítico do seu consumo, modo de vida e funcionamento da sociedade, possuem apenas um professor responsável e uma carga horária reduzida se comparada a matérias como português e matemática. Fato que reduz inclusive o peso da participação dessas disciplinas nas decisões do colegiado, visto que estes professores estão em menor quantidade na representação docente. Além disso, como são matérias pouco cobradas em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que costuma ser o foco dos estudantes por permitir o acesso às universidades públicas no país, de modo geral, são deixadas de lado por esses. O ensino de Arte na escola costuma ser desvalorizado primeiramente pelo Estado, pelo interesse de atender a demanda dos reformadores, mas também no próprio ambiente escolar, tanto pela direção e outros professores, quanto pelos alunos e responsáveis, pois visam apenas a obtenção de resultados em números de aprovações nos vestibulares, esquecendo-se da importância destas na formação integral do indivíduo. Em minha observação das aulas através da Residência Pedagógica no CAp-Coluni, pude perceber a diferença do empenho dos alunos nas atividades práticas de artes e quando se tratava do conteúdo teórico. Quando a docente acrescentava em suas explicações falas como: “isso cai no ENEM”, era nítido como a atenção dos alunos se voltavam a entender o conteúdo passado. Já nas aulas práticas de artes que são conteúdo para formação pessoal deles, era possível observar um desinteresse generalizado ao realizar a atividade proposta, a menos é claro, que essa valesse nota. Deste modo, como fruto das observações da residência pedagógica e análise de materiais textuais sobre o tema, este estudo visa analisar a influência dessa imposição mercadológica na grade escolar e a influência disso sobre o ensino de artes dentro do CAp-Coluni
Palavras-chave Reformadores empresariais da educação, Ensino Médio, Arte educação.
Forma de apresentação..... Painel
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