"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19376

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Rafaela Dolabella Bicalho Vilella
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Gustavo Maciel da Silva, Karla Raphaela da Silva Ramos Freitas, Lara Quintão Vidigal
Título Influência de um programa de jogos e brincadeiras na qualidade de vida, nas habilidades motoras e nas atividades da vida diária de crianças com o transtorno do espectro autista
Resumo O Transtorno do Espectro Autista (TEA), faz parte do grupo de transtornos neurodesenvolvimento. Se manifesta nos primeiros anos da vida da criança, sendo caracterizado por déficits no desenvolvimento que trazem prejuízos na vida pessoal, social, acadêmica ou profissional do indivíduo. O TEA é diagnosticado quando a pessoa apresenta déficits persistentes na comunicação, na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Além destes fatores, em alguns casos o desenvolvimento motor, da pessoa com TEA, também pode estar comprometido. Todos esses fatores podem influenciar de forma negativa na qualidade de vida e no desempenho das atividades de vida diária da criança com TEA e seus cuidadores. Uma das possibilidades de estimulação desses indivíduos é através do jogo e da brincadeira, pois com essas atividades lúdicas a pessoa consegue aprender e se desenvolver no seus âmbitos biopsicossociais de forma leve e divertida. Assim, surge a seguinte questão de pesquisa: um programa presencial de jogos e brincadeiras pode auxiliar na melhora da qualidade de vida, das habilidades motoras e das atividades da vida diária de crianças com TEA? A metodologia utilizada para aplicar e avaliar o programa, terá como base atividades lúdicas pensadas a partir de jogos e brincadeiras, elaboradas na perspectiva de Wallon, que envolve jogos funcionais, jogos de ficção, jogos de aquisição e jogos de fabricação, ministrados de forma presencial e aplicados para crianças com TEA juntamente com seus pais. O programa será desenvolvido por pesquisadores, no laboratório de estimulação psicomotora (LEP) do Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante 8 semanas, com intervenções 2 vezes na semana, com duração de 40 a 50 minutos cada sessão. As análises serão feitas dentro das abordagens quali- quantitativas com característica de pesquisa de campo e com análise estatística descritiva e de conteúdo realizada por meio do software Iramuteq. A população do estudo será composta por crianças com diagnóstico de TEA de idade entre 2 a 12 anos e seus responsáveis. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados são: escala de avaliação das atividades da vida diária para pessoas com deficiência, observação sistematizada, diário de campo e entrevista semiestruturada. Com o método, pretende-se testar a hipótese de que os jogos e brincadeiras, realizados em conjunto com os pais,têm uma influência positiva na qualidade de vida, realização de atividades de vida diária e habilidades motoras destas crianças. O presente trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento.
Palavras-chave Educação Física Adaptada, Saúde, Família
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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