"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19375

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Melo Oliveira
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Camila Michele Barros, Daiane Moreira da Silva, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA, Marciel Moreira Botelho
Título Fazer arte lá fora, porque é lá que eu quero arteirar: artes plásticas na educação infantil
Resumo O projeto de ensino “Fazer arte lá fora, porque é lá que eu quero arteirar” foi desenvolvido por meio de atividades que buscaram usar os espaços externos do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH), que atendem crianças da Educação Infantil, ambos localizados na UFV. As atividades apresentadas ocorreram na sala 5, turno tarde, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. Foram desenvolvidas quatro atividades de artes plásticas na sala 5, com objetivo de proporcionar o conhecimento a partir da ludicidade. A proposta do projeto, de utilizar o espaço externo, buscou possibilitar uma reflexão aos estudantes da disciplina sobre a importância dessa área para o desenvolvimento e aprendizagem da criança e por que é necessário que as instituições sejam planejadas com este espaço. O grupo optou por apresentar uma sequencia de atividades, iniciando com a apresentação da biografia e do trabalho da artista plástica Licida Vidal, evidenciando uma das principais matérias primas que utiliza. A mesma explora por meio de suas obras, a importância da natureza para a vida humana, utilizando principalmente a argila em suas esculturas. Neste contexto, buscando relacionar suas obras com o espaço externo da instituição (LDH) que é composto por uma área verde, foi proposto às crianças, a elaboração de uma escultura a partir da argila. A ludicidade foi fundamental neste processo, evidenciando que, por meio da brincadeira, a criança aprende e a arte é uma forma de expressão, rica em oportunidades para o desenvolvimento integral da criança. A sequ~encia das atividades foi: introdução do estudo das obras da artista; apresentação da argila, sugestão de escultura com a argila e plantio na escultura. Foram necessários dois dias de atividades. Ao final, percebeu-se um grande envolvimento das crianças e interesse pelo plantio, que seria destinado para elas e a horta da instituição. As crianças puderam, desde o primeiro momento, levantar hipóteses sobre a obra da artista e da argila até a elaboração dos vasos para o plantio, o que foi decidido por elas. Sobre a realização das atividades na área externa notou-se o quanto este espaço também deve ser considerado enquanto um local que proporcione, à criança, seu pleno desenvolvimento e aprendizagem. Por fim, conclui - se que, no planejamento de atividades o professor de educação infantil também deve considerar a utilização deste espaço para a formação tanto profissional como a das crianças. A criatividade e a elaboração artisticas, possibilitadas às crianças, dentro de um contexto lúdico, e autônomo, podem ser alcançadas, com a oferta de novidade e seguindo uma sequência favorável ao pensar e que estimula o aprender.
Palavras-chave Educação Infantil, crianças, artes plásticas
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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