Resumo |
Os arquivos universitários têm como missão contribuir para a gestão administrativa das instituições, mas também para a preservação do seu patrimônio documental e, consequentemente, da sua memória. Apesar da sua importância, pouco se fez até hoje nesse campo em todo o país. Em termos quantitativos, tais acervos representam, em conjunto, um dos maiores estoques informacionais e culturais do Brasil. O trabalho aqui apresentado é fruto da dissertação de mestrado intitulada Gestão de Acervos Documentais em Instituições Universitárias e o Acesso à Informação: O Caso do Arquivo do Serviço de Registro de Diplomas e Certificados da Universidade Federal de Viçosa (1934-2020), submetida ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania em 2022. O objetivo principal do estudo foi analisar as condições de conservação e preservação dos acervos documentais existentes na UFV, identificando eventuais desafios e necessidades de intervenção. A metodologia adotada foi o estudo de caso: levantamento dos acervos, realização de visitas e análise in loco dos acervos documentais do Arquivo Central e Histórico, Seção de Arquivos do Registro Escolar, Seção de Documentação Arquivos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Seção de Arquivo da Diretoria Financeira, Seção de Protocolos e Arquivos do Serviço de Comunicação, Serviço de Registro de Diplomas e Certificados, da Secretaria de Órgãos Colegiados, Diretoria de Manutenção de Edificações e Diretoria de Projetos e Obras. Realizou-se o levantamento de informações sobre o estado de conservação dos documentos, mais precisamente ameaças causadas pelas características construtivas dos locais de armazenamento, agentes físicos, químicos, biológicos e humanos. As informações foram lançadas em planilhas, elaboradas com base no Manual de Conservação Preventiva de Documentos: Papel e Filme. Os resultados mostram que a UFV possui, em Viçosa, uma quantidade significativa de acervos espalhados pelo campus, abrangendo diversas áreas e assuntos, de grande importância para sua história. Foram identificadas questões preocupantes, como a falta de organização em alguns setores, eliminação aleatória de documentos, armazenamento inadequado e ausência de treinamento dos responsáveis pelos mesmos. A questão do espaço físico é um desafio em todos os locais visitados, pois nenhuma das edificações foi criada para abrigar um arquivo. Isso reforça a necessidade de serem criados espaços ou sistemas adequados de armazenamento, definição de políticas de gestão e conservação, além de atividades de capacitação dos servidores. Faz-se necessário, sobretudo, a conscientização dos gestores acadêmicos sobre a responsabilidade da Instituição nessa área. É essencial que os critérios de avaliação e seleção dos documentos considerem aspectos técnicos e científicos, bem como o acesso a eles pela sociedade, o que não ocorre na maioria dos casos. |