| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Pós-graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Educação |
| Setor | Departamento de Educação |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Carlos Fernando Ribeiro de Souza |
| Orientador | CEZAR LUIZ DE MARI |
| Outros membros | Elisângela de Fátima Teixeira |
| Título | Questões sobre formação humana e educação integral: Análise de vídeos educativos em plataforma online |
| Resumo | A pesquisa aborda a construção do conhecimento nas redes sociais virtuais, especificamente nos canais do YouTube brasileiro, através da educação informal/não formal em vídeos. O objetivo é investigar as propostas de formação humana no campo político e epistêmico presentes na plataforma, analisando os 10 vídeos educativos/informativos mais assistidos. A metodologia qualitativa será empregada, utilizando levantamento bibliográfico e análise textual discursiva para explorar os elementos discursivos e visuais desses vídeos. A pesquisa parte de uma investigação primária no sistema de dados do Google, identificando as categorias de busca mais frequentes no Brasil entre 2018 e 2022. Palavras-chave como intervenção militar, fascismo, democracia, democratização e comunismo são recorrentes nas pesquisas mais relevantes, indicando interesse do público por questões políticas. A hipótese levantada é que grupos sociais dedicam tempo em redes sociais virtuais para absorver, refletir e construir conhecimento. Autores argumentam que a revolução informacional influenciou a organização social e criou condições tanto para processos hegemônicos de exploração e injustiças quanto para processos emancipatórios de comunicação e educação. A sociedade em rede, analisada por Manuel Castells, é caracterizada por uma interconexão de informações e produção de novos conhecimentos. No entanto, alguns autores contestam a ideia de uma nova forma de organização social, sugerindo que a sociedade do conhecimento é um termo construído dentro do capitalismo tardio, sem alterar fundamentalmente as relações sociais baseadas no trabalho e na luta de classes. A construção do conhecimento nas redes sociais pode reproduzir o discurso dos grupos hegemônicos, segundo a perspectiva de Raymond Williams. As pessoas que produzem vídeos e os usuários que os assistem reproduzem ideias e práticas influenciadas por crenças, dogmas e senso comum, moldadas pela infraestrutura determinante e a superestrutura determinada. A pesquisa se apoia na teoria social crítica e busca analisar os vídeos para investigar as proposições políticas e epistêmicas presentes neles, analisando os conceitos e ideias presentes na produção audiovisual. As redes sociais digitais oferecem diversas ferramentas virtuais para a transmissão de informações e soluções de problemas, e os vídeos educativos são criados com o objetivo de debater conceitos específicos. No entanto, é necessário entender a sociedade e suas influências históricas para compreender como esses conhecimentos disponíveis afetam a formação sociopolítica dos usuários da plataforma. |
| Palavras-chave | Formação Humana e política, redes sociais, hegemonia |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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