"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19350

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carlos Fernando Ribeiro de Souza
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Outros membros Elisângela de Fátima Teixeira
Título Questões sobre formação humana e educação integral: Análise de vídeos educativos em plataforma online
Resumo A pesquisa aborda a construção do conhecimento nas redes sociais virtuais, especificamente nos canais do YouTube brasileiro, através da educação informal/não formal em vídeos. O objetivo é investigar as propostas de formação humana no campo político e epistêmico presentes na plataforma, analisando os 10 vídeos educativos/informativos mais assistidos. A metodologia qualitativa será empregada, utilizando levantamento bibliográfico e análise textual discursiva para explorar os elementos discursivos e visuais desses vídeos.

A pesquisa parte de uma investigação primária no sistema de dados do Google, identificando as categorias de busca mais frequentes no Brasil entre 2018 e 2022. Palavras-chave como intervenção militar, fascismo, democracia, democratização e comunismo são recorrentes nas pesquisas mais relevantes, indicando interesse do público por questões políticas.

A hipótese levantada é que grupos sociais dedicam tempo em redes sociais virtuais para absorver, refletir e construir conhecimento. Autores argumentam que a revolução informacional influenciou a organização social e criou condições tanto para processos hegemônicos de exploração e injustiças quanto para processos emancipatórios de comunicação e educação.

A sociedade em rede, analisada por Manuel Castells, é caracterizada por uma interconexão de informações e produção de novos conhecimentos. No entanto, alguns autores contestam a ideia de uma nova forma de organização social, sugerindo que a sociedade do conhecimento é um termo construído dentro do capitalismo tardio, sem alterar fundamentalmente as relações sociais baseadas no trabalho e na luta de classes.

A construção do conhecimento nas redes sociais pode reproduzir o discurso dos grupos hegemônicos, segundo a perspectiva de Raymond Williams. As pessoas que produzem vídeos e os usuários que os assistem reproduzem ideias e práticas influenciadas por crenças, dogmas e senso comum, moldadas pela infraestrutura determinante e a superestrutura determinada.

A pesquisa se apoia na teoria social crítica e busca analisar os vídeos para investigar as proposições políticas e epistêmicas presentes neles, analisando os conceitos e ideias presentes na produção audiovisual. As redes sociais digitais oferecem diversas ferramentas virtuais para a transmissão de informações e soluções de problemas, e os vídeos educativos são criados com o objetivo de debater conceitos específicos. No entanto, é necessário entender a sociedade e suas influências históricas para compreender como esses conhecimentos disponíveis afetam a formação sociopolítica dos usuários da plataforma.
Palavras-chave Formação Humana e política, redes sociais, hegemonia
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.