Resumo |
Os espaços escolares no Brasil cada vez mais precisam de atenção no que diz respeito às condições infraestruturais, e esse foi o foco do grupo de extensão Engenharia Pública nos projetos “CASB” e “Semeando Educação”. No caso da escola Coronel Antonio Silva Bernardes (CASB), em Viçosa, foram realizados inúmeros projetos, sobretudo no que tange às questões de adequação de ambientes do prédio histórico às normas do município, resolução de patologias e seus agravantes/causadores (goteiras) e algumas demandas da escola, como a instalação de redes na quadra poliesportiva. Já no projeto Semeando Educação, foi realizado o projeto de reforma de uma casa já existente na cidade de Coimbra, bem como o projeto para a construção de um galpão, locais planejados para abrigar crianças atendidas pela paróquia São Sebastião fora do horário de aula e para reforços escolares, atendendo à comunidade local. Ambos os projetos foram desenvolvidos visando o viés social, aliando-se principalmente ao objetivo 4a da ODS: construir e melhorar instalações físicas para educação, de forma que sejam apropriadas para crianças, e proporcionar ambientes de aprendizagem seguros e eficazes para todos. A partir disso, através da divisão do grupo em equipes, foi possível mapear os principais problemas infraestruturais e buscar soluções com maior eficácia, entregando para os responsáveis diagnósticos e projetos concisos sobre como proceder diante dessas adversidades encontradas. No decorrer dos projetos, foram desenvolvidas plantas arquitetônicas e modelagem 3D para o novo espaço educacional em Coimbra, e para a escola CASB foram apresentados o levantamento das paredes mais afetadas pelas manifestações patológicas, quantitativo da reforma e demais solicitações infraestruturais. As atividades foram realizadas com êxito e entregues para seus respectivos responsáveis, permitindo o adiantamento na execução de reformas e, por parte do CASB, entrada em processos burocráticos relacionados à liberação de fundos para tal finalidade. Em suma, a participação do grupo de extensão em ambas as ocasiões permitiu um suporte imediato referente às solicitações dos locais, aprimoramento das habilidades dos estudantes de graduação responsáveis pelo projeto, e o compartilhamento do conhecimento adquirido na universidade com a comunidade através da ação extensionista de promoção de readequação ambiental. Além disso, foi possível abrir espaço para diálogos com os gestores para que, em conjunto, fossem encontradas as melhores soluções para a preservação dos espaços, ao mesmo tempo que garantissem o conforto e segurança necessários para aqueles que os usufruem. |