"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19326

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Victor Gomes Silva
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título GRAFIAS em Oficina – Os croquis no ensino de Geografia
Resumo Este presente resumo tem como foco a oficina denominada “GRAFIAS em Oficina – Os croquis no ensino de Geografia”, realizada no Laboratório de Ensino Nidia Pontuschka, sendo parte das atividades realizadas pelo Laboratório de Ensino em Geografia – GRAFIAS. Esta foi uma oficina pensada para os alunos do curso de Geografia. A escolha do tema se deu pela realização de outros trabalhos também na área de Cartografia Escolar e a necessidade de expansão das formas de representação espacial em sala de aula. Os objetivos se pautaram em compreender quais os pontos positivos no uso do croqui no ensino de Geografia, explicitar quais são as aplicabilidades da ludicidade no ensino e revisar quais são premissas do ensino de Cartografia Escolar. Para este trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas que buscassem embasar o uso de croqui no ensino de Geografia e também conhecimentos amplos sobre o que se configura como Cartografia Escolar. Desta forma, a oficina foi realizada por apresentações em projetor, com a apresentação inicial da cartografia escolar, abordando sobre a história do uso da cartografia, sobre como este conteúdo é reproduzido em sala de aula e o que se espera, pensando o lado do professor, ao ensinar este conteúdo em sala de aula. Após isso, foi explicitado aos alunos o que é um croqui, quais as bases históricas dele, como ele é visto em outras áreas (como arquitetura, urbanismo, engenharia civil) e como outros autores já realizaram atividades envolvendo o croqui e o ensino de Geografia, dando ênfase à não necessidade do aluno de seguir metodologias rigorosas que outros métodos de mapeamento necessitam e também sobre a visão do espaço para o aluno e como este se identifica com o lugar que frequenta. Após isso, houve uma conversa com os alunos, buscando dialogar sobre quais os pontos positivos e negativos sobre o uso desta metodologia: o que seria aplicável (ou não) em sala de aula, como construir uma sequência didática para utilizar esta metodologia e o que se espera ao utilizar o croqui como forma de ensinar a cartografia escolar. Desta forma, foi realizada uma atividade com os participantes onde foi requisitado que eles construíssem um croqui do caminho de sua casa até a escola/universidade, desenhando os pontos de lembrança. Desta forma, foi possível encontrar, juntamente à memoria afetiva dos participantes, pontos que eram/são frequentados por eles frequentemente, do mesmo modo que houve a ocultação de lugares que não foram/são frequentados. Assim, conclui-se que a oficina foi um sucesso, uma vez que, ao ser realizada a roda de conversa ao final, os alunos se demonstraram satisfeitos com a clareza/metodologia/resultado, sobre a possibilidade de uso de uma nova metodologia dentro da Cartografia Escolar e também a necessidade de abordar temas cotidianos dos alunos na sala de aula, como o espaço de vivência, que aumenta o interesse dos mesmos nas aulas.
Palavras-chave Geografia Escolar, Croqui, Cartografia Escolar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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