Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: O sistema de saúde do Brasil organiza-se em rede, compreendendo as práticas de atenção à saúde em 3 níveis: primário, secundário e terciário. Essa divisão é feita com base na complexidade tecnológica e na proximidade à população que os níveis possuem, sendo necessário entender a função que cada um destes deve exercer dentro da rede para seu pleno funcionamento. Assim, a atenção secundária é apresentada como um serviço de média complexidade, especializado em nível ambulatorial, com um cuidado de grau tecnológico intermediário entre os demais pontos de atenção. Apesar das definições, o estudo puramente teórico desse nível pode ser pouco esclarecedor quanto às suas particularidades, o que justifica a necessidade de construção de conhecimento mais próximo desse ponto de atenção à saúde. Público alvo: Profissionais e graduandos da área da saúde. Justificativa: Sensibilizar a comunidade acadêmica e profissionais de saúde sobre a importância do conhecimento voltado à atenção secundária através das práticas em campo em um serviço de referência municipal. Objetivos e metodologias: Relatar a experiência de discentes de enfermagem nas práticas realizadas em um serviço de atenção especializada no município de Viçosa-MG. As práticas foram realizadas como parte das exigências da disciplina Práticas Integradas V vinculada ao Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, no período de junho a julho de 2023. Nesse cenário, foram realizadas consultas de enfermagem conduzidas pelos alunos e diretamente supervisionadas pela professora, onde o processo de enfermagem foi direcionado à especialidade atendida no Centro, sendo estas gestantes de alto risco, puérperas e mulheres em acompanhamento de mastologia, e as intervenções realizadas foram de educação em saúde. Resultados e conclusões: Durante a execução das atividades práticas, foi possível identificar, de forma clara e palpável, a finalidade do serviço de referência como parte da rede de atenção à saúde da microrregião. Foi possível compreender que o serviço oferecido apresenta maior densidade tecnológica para abordagem das demandas que a atenção primária não consegue atender, porém, que não apresentam grande urgência de atendimento ou requerem procedimentos de alta complexidade, como na atenção terciária. Através das consultas, pôde-se entender o papel específico do enfermeiro nessa unidade, uma vez que todos os membros da equipe multidisciplinar realizam sua consulta específica no mesmo dia, de forma articulada, cabe ao enfermeiro realizar as ações de educação em saúde com as pacientes. Através destes resultados, fica evidenciada a importância do contato direto dos discentes com os pontos de atenção à saúde, por meio das atividades práticas realizadas, uma vez que estas oferecem uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e esclarecedora aos discentes. |