"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19293

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia
Setor Departamento de Economia
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Beatriz da Rocha Silva
Orientador JADER FERNANDES CIRINO
Título Função de produção para o setor aéreo brasileiro: uma aplicação para a Gol
Resumo O setor aéreo possui grande relevância para a atividade econômica nacional, uma vez que as atividades desempenhadas contribuem com o processo de crescimento econômico. Para destacar a importância do setor, algumas características devem ser consideradas, como a alta capacidade de gerar empregos, capacidade de afetar a evolução das importações e exportações e favorecimento da inserção internacional do país. Dentre as companhias aéreas que lideram o mercado nacional, a Gol possui uma trajetória de destaque. Desse modo, estimar a função de produção da companhia é essencial para explorar as particularidades da firma, com a finalidade de alcançar a eficiência técnica e a máxima lucratividade. Além disso, a função de produção torna possível analisar a relação entre os insumos e a tecnologia de produção utilizada no processo produtivo. A Cobb-Douglas é uma tecnologia de produção muito utilizada na literatura, propiciando a realização de inferências e interpretações a respeito da atuação da companhia. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a estimação econométrica da função de produção da Gol para o período de 2003 a 2022, tendo como finalidade a demonstração de uma aplicação prática da função de produção tipo Cobb-Douglas para uma empresa do setor aéreo. A variável que representa a produção é o RPK (Passageiro por Quilômetro Pago Transportado em milhões de reais), que representa a demanda por transporte aéreo de passageiros. A variável de capital é a Horas de Voo Totais Diárias (HVT), gerada pelo produto da taxa de utilização da aeronave e a frota média operacional. A variável que representa a mão de obra é o número de Funcionários Efetivos no final do período (FE). O modelo, estimado por Mínimos Quadrados Ordinários com erros-padrão via bootstrap, apresentou bom ajuste, com as variáveis HVT e FE estatisticamente diferentes de zero a 1% de significância. Com isso, tem-se que as elasticidades parciais de produção dos fatores são de 0,9018% para HVT e de 0,2243% para FE. Tais valores indicam que o RPK é mais sensível a uma variação no insumo de capital. Dessa forma, é possível concluir que a atividade produtiva da Gol é intensiva em capital, ou seja, tal fator contribui relativamente mais com o RPK. Ademais, como na função de produção Cobb-Douglas a soma das elasticidades parciais de produção representam os retornos à escala, verificou-se para a empresa estudada, retornos constantes à escala, uma vez que tal soma foi estatisticamente igual a um.
Palavras-chave Função de produção, Setor aéreo, Elasticidades de produção
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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