"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19291

ISSN 2237-9045
Instituição Colégio Anglo de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia sanitária
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bianca Estrella Sánchez Galvis
Orientador Iván Andrés Sánchez Ortiz
Outros membros Aísha de Oliveira, Ana Claudia Cristina Daniel, Gabrielle Cristina Bezerra, Mirelly Lessa Magalhães
Título Caracterização de uso de água potável em estudantes de ensino médio de escolas pública e particular em Viçosa-MG
Resumo Introdução: O direito humano à água habilita todas as pessoas à água suficiente, segura, aceitável, fisicamente acessível e disponível para uso pessoal e doméstico (Zorzi et al., 2016). Além disso, segundo Tavares e Araújo (2020), pode-se dizer que o Brasil é altamente privilegiado em termos de disponibilidade hídrica global, já que o volume médio anual é de 8.130 km3, representando um volume per capita de 50.810 m3/hab./ano. Posto isso, a pesquisa será feita com estudantes do ensino médio, já que, como cidadãos que estão formando e criando conscientização do uso de recursos naturais como um aspecto fundamental em sua função como seres-humanos e sociais, isto cobra maior relevância visto que, de acordo com Flores-Asenjo e Parra-Meroño (2011), o comportamento de conservação dos recursos se fundamenta no apoio de todos os membros da comunidade, pois se observa que o consumo aumenta à medida que se percebe um maior consumo dos outros membros. O objetivo deste trabalho é diagnosticar os costumes dos usos da água potável nos lares de estudantes de ensino médio em duas escolas -uma particular e uma pública- do município de Viçosa-MG e a partir das informações identificar eventuais diferenças ou semelhanças entre ditos hábitos.

Materiais e métodos: Para realizar a caracterização do uso de água potável em estudantes de ensino médio serão aplicados formulários compostos por 9 perguntas fechadas a uma amostra representativa dos alunos do 1°, 2° e 3° anos dos Colégios Anglo de Viçosa e Effie Rolfs, cuja quantidade total de alunos é de aproximadamente 700 estudantes. O tamanho da amostra é de 255 formulários, que representa 36,4% da população objetivo, dito valor foi determinado seguindo as recomendações de Barbetta (2003) admitindo um erro amostral de até 5%. Os formulários serão preenchidos durante a primeira e segunda semana de agosto de 2023, as informações coletadas serão organizadas por meio de planilha eletrônica e serão gerados os dados estatísticos respectivos. A partir dos resultados será determinada a utilização da água de abastecimento com fins potáveis (como o consumo direto, preparação de alimentos, higiene pessoal) ou fins não potáveis (como a lavagem de roupa, irrigação de jardins, descarga de bacia sanitária, lavagem de carros etc.) nos lares dos alunos pesquisados.

Resultados esperados: Espera-se que os resultados expliquem as semelhanças e/ou diferenças nos lares dos alunos do ensino médio das escolas pesquisadas em termos dos costumes relativos ao uso da água potável. Por fim, serão socializados os resultados obtidos às instituições participantes e formuladas as eventuais recomendações cabíveis com o uso consciente e responsável da água potável nas utilizações domésticas.
Palavras-chave água potável, uso consciente, uso doméstico.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.