"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19277

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Administração
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Nathalia Souza Licht
Orientador BIANCA APARECIDA LIMA COSTA
Outros membros MARIANA SILVA DE PAIVA
Título Aprendizados e vivências do estágio em uma Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar
Resumo A Feira de Economia Solidária e Economia Solidária - Quintal Solidário nasceu, em 2016, de uma parceria entre a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Viçosa (ASPUV) e o programa de extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV). O objetivo era criar um espaço destinado à exposição, comercialização e degustação de produtos e serviços de empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar, especialmente agroecológica.
Nesse contexto, o objetivo do estágio, ainda em curso, é desenvolver trabalhos de acompanhamento e apoio no campo de extensão nas atividades junto aos empreendimentos de economia solidária (associações, cooperativas e grupos produtivos) e agricultores familiares que participam da Feira.
Para alcançar o objetivo, estão sendo realizadas as seguintes ações: participação em reuniões com equipe e expositores(as) da feira; acompanhamento e organização da feira, junto à equipe composta por estudantes e voluntários(as); auxílio no planejamento e organização das oficinas; apresentação das solicitações de novos(as) expositores(as) e auxílio na organização da documentação da feira; elaboração de relatórios, recebimento e encaminhamento de demandas de atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem realizadas no Quintal; apoio na atualização de cadastros dos(as) expositores(as) quando eles solicitam a inclusão de um novo produto; acolhimento de novo(a) expositor(a), entrega do Regimento Interno e apresentação para a equipe; auxílio no registro de presença, de faltas e justificativas.
Esse estágio vem sendo de extrema importância, pois permite não apenas o contato com agricultores(as), artesãs, com o público em geral, entre outros agentes, mas também possibilita uma vivência da autogestão na prática. A troca de experiências traz diversos conhecimentos que muitas vezes não podem ser adquiridos em sala de aula.
O estágio teve início no mês de junho de 2023, dessa forma, as atividades vêm sendo desenvolvidas semanalmente, com carga horária de 20 horas, e previsão de finalização em dezembro de 2023.
Palavras-chave Economia Solidária, Agricultura Familiar, Circuitos curtos de comercialização.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.