"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19271

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Aline Ramos Santos
Orientador EVANDRO RODRIGUES DE FARIA
Outros membros Bárbara Tavares de Paula, Camila Silveira Leonel
Título Desenvolvimento Sustentável do Turismo pela Gestão Pública: Uma Análise em Capitólio - MG na Percepção de Atores Locais
Resumo Este trabalho buscou analisar o papel da administração pública local no desenvolvimento do turismo sustentável em Capitólio - MG, apoiando-se na literatura de desenvolvimento sustentável do turismo e gestão pública do turismo. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, classificada como descritiva e como fonte de dados, realizou-se doze entrevistas virtuais, analisadas mediante o método de Análise de Conteúdo, com atores locais relacionados ao turismo. Foram analisadas sete categorias, sendo elas: serviços públicos, qualificação de mão de obra, fomento do turismo, preservação da cultura local, impactos do turismo, participação social e efeitos de desastres ambientais no turismo.
De maneira geral, com base nas respostas obtidas, no que se refere a gestão pública do turismo, enquanto a educação foi alvo de elogios, outros serviços apresentaram uma necessidade de melhoria. Dentre as principais problemáticas, apresentou-se o transporte público, uma vez que grande parte dos entrevistados afirmaram sua limitação, fato este que, além de ser prejudicial aos moradores da cidade -que sofrem com a redução da liberdade de visitar outros locais-, também afeta os turistas, dificultando o acesso a pontos turísticos e ocasionando uma imagem negativa do lugar. De mesmo modo, apontou-se a precariedade do serviço de saneamento básico, que para muitos, foi considerado um enorme problema, todavia, a inauguração de uma estação de tratamento de água deixou alguns entrevistados mais esperançosos.
Outro ponto que buscou-se compreender foi o desastre natural que ocorreu em Capitólio, no início de 2022. Confirmou-se que o ocorrido refletiu negativamente na atividade turística do município, reduzindo drasticamente o fluxo de visitas. A junção do desastre, com as chuvas intensas e o inverno, afetaram consideravelmente o turismo de Capitólio. Para os atores, o desastre foi lamentável, e a mídia foi a principal fomentadora, divulgando notícias falsas e sensacionalistas. Após o desastre, além do desenvolvimento do senso de união dos habitantes da cidade, houve uma maior preocupação do Poder Público com a segurança, realizando ações que visam prevenir novos desastres.
Observou-se também a baixa participação social no que se refere às atividades relacionadas ao turismo, portanto, com o intuito de otimizar a utilização do turismo como estratégia para o desenvolvimento local, deve-se garantir ações públicas para preservação da cultura local e promover ações sustentáveis e conscientização ambiental por parte do governo. Assim, apesar dos aspectos que precisam ser melhorados, a importância da atuação dos governos locais no turismo é notória, suas ações são necessárias não apenas para potencializar os seus benefícios, mediante ações planejadas, controladas e sustentáveis, mas também para minimizar os impactos negativos.
Palavras-chave turismo, desenvolvimento sustentável do turismo, gestão pública do turismo
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.