"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19270

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Fernanda Aparecida Pazeli Albuquerque
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Outros membros APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA, Igor Martins Ximenes, Maressa Polito Silveira, Mayara Stefani Ventura Silva
Título Percepções de estudantes de uma escola pública de Viçosa à partir de visita presencial à Sala Mendeleev
Resumo A Sala Mendeleev é um espaço de Ciência amplamente procurado e frequentado por estudantes e professores do ensino fundamental II e do ensino médio de várias escolas e até mesmo por estudantes e professores do ensino superior. As visitas, que são guiadas pela equipe de estagiários composta por alunos da graduação dos cursos de Química, Bioquímica ou Engenharia Química, contam com apresentações de uma Tabela Periódica gigante e uma mini-tabela, que possuem amostras de todos os elementos químicos estáveis, bem como com a realização de alguns experimentos em laboratório sobre a reatividade dos metais e/ou os espectros de emissão de luz por meio de lâmpadas com gases de diferentes elementos químicos. Diante das atividades desenvolvidas, os estudantes visitantes são instigados e estimulados a desenvolverem a curiosidade, a formulação de perguntas e o pensamento crítico, além de se colocarem em contato com ambientes que visam expressar as representações específicas da área, possibilitando o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular e estando de acordo com o Objetivo 4 para o Desenvolvimento Sustentável proposto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O objetivo do trabalho foi investigar, identificar e analisar as percepções de estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública do município de Viçosa (MG) a partir da visita presencial à Sala Mendeleev. A investigação foi de natureza qualitativa e quantitativa, com o intuito de analisar a compreensão dos alunos acerca de alguns conceitos relacionados ao tema “Tabela Periódica dos Elementos Químicos” e os seus possíveis interesses em relação a assuntos que podem vir a ser abordados e discutidos em visitas futuras, proporcionando, desta forma, um feedback à equipe que está à frente da divulgação científica que é promovida por este espaço de ciência. Os dados, obtidos por meio de um formulário eletrônico disponibilizado aos discentes após a visita presencial ao espaço, foram analisados com base na análise de conteúdo e na análise estatística de natureza descritiva.
Palavras-chave Ensino de Química, Sala Mendeleev, Educação Não-Formal
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,71 segundos.