Resumo |
A Sala Mendeleev é um espaço de Ciência amplamente procurado e frequentado por estudantes e professores do ensino fundamental II e do ensino médio de várias escolas e até mesmo por estudantes e professores do ensino superior. As visitas, que são guiadas pela equipe de estagiários composta por alunos da graduação dos cursos de Química, Bioquímica ou Engenharia Química, contam com apresentações de uma Tabela Periódica gigante e uma mini-tabela, que possuem amostras de todos os elementos químicos estáveis, bem como com a realização de alguns experimentos em laboratório sobre a reatividade dos metais e/ou os espectros de emissão de luz por meio de lâmpadas com gases de diferentes elementos químicos. Diante das atividades desenvolvidas, os estudantes visitantes são instigados e estimulados a desenvolverem a curiosidade, a formulação de perguntas e o pensamento crítico, além de se colocarem em contato com ambientes que visam expressar as representações específicas da área, possibilitando o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular e estando de acordo com o Objetivo 4 para o Desenvolvimento Sustentável proposto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O objetivo do trabalho foi investigar, identificar e analisar as percepções de estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública do município de Viçosa (MG) a partir da visita presencial à Sala Mendeleev. A investigação foi de natureza qualitativa e quantitativa, com o intuito de analisar a compreensão dos alunos acerca de alguns conceitos relacionados ao tema “Tabela Periódica dos Elementos Químicos” e os seus possíveis interesses em relação a assuntos que podem vir a ser abordados e discutidos em visitas futuras, proporcionando, desta forma, um feedback à equipe que está à frente da divulgação científica que é promovida por este espaço de ciência. Os dados, obtidos por meio de um formulário eletrônico disponibilizado aos discentes após a visita presencial ao espaço, foram analisados com base na análise de conteúdo e na análise estatística de natureza descritiva. |