Resumo |
Temos como propósito refletir sobre o ensino de jogos e brincadeira, tomando como eixo o trato pedagógico das culturas Indígena e Afro-brasileira. Pensar a educação escolar é um processo complexo, onde devemos levar em consideração variáveis e especificidades relacionadas à realidade social. Em uma sociedade injusta e desigual, temos na educação um instrumento relevante de transformação social, na busca de um mundo mais igualitário, em que exige formação de indivíduos conscientes e reflexivos, desconstruindo preconceitos estruturado na sociedade. Compreendemos, portanto, que a formação acadêmica e as experiências da Residência Pedagógica contribuem de forma efetiva com a formação de professores, assim como qualificam as intervenções na escola em direção a uma formação de cidadãos críticos e sensíveis para a transformação que queremos na sociedade. Relatamos nesse estudo o trato pedagógico dos Jogos e Brincadeiras, tomando como referência sua manifestação nas culturas indígenas e afro-brasileira, as quais são exigências legais e presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministramos 4 aulas tematizando Jogos e Brincadeiras da Cultura Indígena e Afro-brasileira, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Município de Viçosa. Na primeira aula, de Jogos e Brincadeiras da Cultura Indígena, buscamos o que sabiam da temática e problematizar a multidiversidade dos povos originários e os maiores desafios que enfrentam nos dias atuais, como a defesa da demarcação dos territórios desses povos, assim como trabalhamos a valorização dessa cultura a partir de jogos e brincadeiras típicas desse povo. Continuamos em outra aula, relacionando as diferentes etnias a jogos e brincadeiras, sendo experimentado o cabo de guerra e a corrida com tora. No que se refere a Cultura Afro-brasileira, situamos a inserção dos africanos no Brasil, tratamos da marginalização dos negros, da estruturação do racismo e seus impactos na sociedade atual, assim como refletimos sobre os mecanismos de combate. Em uma outra aula, tratamos o tema por meio da Capoeira, entendida por diferentes autores como jogo, representativo de uma resistência histórica. Vivenciamos a capoeira, seus movimentos, sua musicalidade, tendo a presença de um capoeirista convidado. Nesse conjunto de aulas, por meio das experiências e debates suscitados, percebemos a oportunidade de refletir sobre a identidade brasileira, sua diversidade e a importância de combater o racismo e valorizar as culturas que compõem o povo brasileiro. Compreendemos, portanto, a partir dessas aulas lecionadas na Residência Pedagógica, a importância do trato pedagógico dos Jogos e Brincadeiras, tematizando as Culturas Indígenas e Afro-brasileira, por meio de abordagens críticas da Educação Física, na construção de uma aula em que o aluno seja construtor, participativo, reflexivo – dimensões estas importante na construção de uma formação cidadã almejada pela escola e pela sociedade. |