"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19256

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Layssa Aparecida Abrantes
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Investigação das potencialidades formativas da Estação de Tratamento de Água da UFV como um espaço não formal de educação sociocientífica
Resumo As metodologias tradicionais de ensino predominam na educação brasileira em geral, tendo o professor como detentor do conhecimento e os alunos como sujeitos passivos no processo de escolarização. Logo, diferentes pesquisas constatam a desmotivação e desinteresse dos estudantes, muitas delas indicando a falta de contextualização do conteúdo como sendo o principal fator, bem como a memorização de informações para a realização de uma prova e o esquecimento da matéria após a sua realização. Diante disso, entendemos que é necessário os docentes adotarem metodologias que ajudem a romper com a relação simplória de transmissão-recepção de informações desconexas. Para isso, há a possibilidade de se explorar os espaços não formais de educação, que são locais com uma estrutura planejada para divulgar diferentes formas de conhecimento aos visitantes. Por isso, a presente pesquisa teve como objetivo principal explorar as potencialidades da Estação de Tratamento de Água da UFV (ETA-UFV) como sendo um espaço não formal com potencial para articular uma educação contextual na perspectiva de abordar questões sociocientíficas presentes na sociedade atual. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica sistemática e aplicado dois questionários, sendo um para quatro professores que já levaram alunos à ETA-UFV (dois do Ensino Médio e dois do Ensino Superior) e o outro para funcionários que trabalham nesse local e participam das visitas. Com isso, buscamos investigar os critérios que classificam a ETA-UFV como um possível espaço não formal de educação sociocientífica e como ela pode contribuir para a contextualização dos conteúdos abordados na área da Química. Para realizar a análise dos dados foi usado a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Como resultado das análises, foi possível verificar que a ETA-UFV poderia ser considerada como um espaço não formal de educação e que sua exploração em conjunto com os conteúdos científicos abordados em sala de aula favorece a contextualização e a divulgação científica, sobretudo dos aspectos ambientais que se relacionam ao uso racional da água. Nesse sentido, ao explorar as potencialidades educativas da ETA-UFV, o professor terá a oportunidade de abordar questões socioambientais presentes na sociedade atual, desenvolvendo o pensamento crítico dos estudantes e favorecendo a alfabetização científica. Vale ressaltar ainda que o presente trabalho se mostra relevante para o campo educacional e interdisciplinar, uma vez que há poucas pesquisas que abordam sobre o uso das Estações de Tratamento de Água na educação científica. Soma-se a isso que foi proposta com este trabalho uma reflexão formativa sobre a necessidade de trabalhos que mostrem aos docentes sobre a importância de explorar tais espaços e como isso pode ser efetivado na prática, além de estudos que abordem essa temática na formação inicial e continuada dos professores de Química/Ciências.
Palavras-chave Espaço não formal, ETA, educação socioambiental
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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