Resumo |
O estudo teve como objetivo mapear e analisar os vídeos publicados no Youtube entre janeiro de 2020 e setembro de 2022, acessíveis em Libras e que abordam temas relacionados às vacinas contra o COVID-19. Partindo de uma perspectiva socioantropológica da Surdez, é possível refletir sobre os impasses e barreiras que os Surdos ainda enfrentam para obter informações confiáveis e acessíveis. Todos os vídeos foram classificados e listados, analisando aspectos como: ferramentas para tornar os vídeos acessíveis também para ouvintes – legendas, imagens e narração – como forma de difundir a Libras; qualidade de imagem, considerando a iluminação, resolução e enquadramento; sinais ensinados, considerando as repetições e variações de sinais apresentadas – no caso dos “Sinalários”; se os vídeos apresentam fontes de informações – no caso dos “Informativos”; canais responsáveis pela publicação dos vídeos; data de publicação desses vídeos. Foi possível concluir que os sinais identificados abordam o cotidiano no contexto de atendimento em saúde, sendo que os sinais mais específicos são os referentes aos nomes das vacinas. Poucos vídeos apresentam as fontes de informações, no caso dos vídeos informativos, o que dificulta a verificação e checagem das mesmas. Outro ponto importante é que grande parte dos vídeos foi elaborada por pessoas Surdas ou envolvidas com a Comunidade Surda, revelando um comprometimento com a promoção da inclusão e da acessibilidade linguística, que é fruto das lutas sociais por direitos de acesso aos espaços públicos e a uma formação cidadã crítica. Em suma, é necessário que os estudos voltados para o letramento científico de Surdos sejam aprofundados, com mais produções acadêmicas que contribuam para o crescimento da área, e com a produção de mais materiais autênticos produzidos em Libras para possibilitar uma inclusão efetiva. Por fim, também é necessário que mais estudiosos se debruçam sobre a confiabilidade e teor das informações fornecidas, de modo a analisar os discursos que estão sendo disseminados. |